Palestra sobre Rosa Luxemburgo abre 3º Encontro Nacional das Bancárias

Participam do evento, em São Paulo, 98 dirigentes sindicais de todo o país

Começou nesta segunda-feira 25 o 3º Encontro Nacional das Mulheres Bancárias, promovido pela Contraf-CUT, com uma palestra sobre a filósofa e economista Rosa Luxemburgo. O encontro, que está sendo realizado no Instituto Cajamar, em São Paulo, vai até o dia 27, com palestras e debates sobre a questão de gênero, participação e organização das trabalhadoras. Participam 98 sindicalistas de todo o país.

“Nosso desafio é encontrar caminhos para romper com a exploração e a discriminação de gênero, uma vez que as mulheres, metade da população, têm desvantagens históricas . Na categoria bancária, essa discriminação se expressa dentro dos bancos com o tratamento desigual entre homens e mulheres, mas também dentro dos sindicatos, onde temos muitas barreiras a romper”, disse na abertura do encontro a secretária da Mulher da Contraf-CUT, Deise Recoaro.

Rosa Luxemburgo como inspiração

A primeira palestra do encontro foi “A obra de Rosa Luxemburgo na atualidade”, com a professora Isabel Loureiro. Segundo ela, embora a filósofa, economista e militante polonesa-alemã não tenha sido vista como uma feminista por seus contemporâneos, ela foi defensora do voto feminino e inspiração de atuação política: “Quando nenhuma mulher militava politicamente, ela foi capaz de enfrentar essa barreira e ocupar o espaço público”.

Segundo a professora, a redescoberta de Rosa Luxemburgo pelo movimento feminista aconteceu nos anos 1980, quando a sua máxima de que a liberdade não pode ser outorgada, mas sim conquistada, dentro do princípio de que “a emancipação dos trabalhadores é obra dos trabalhadores”, passou a nortear as lutas das mulheres.

“Pelo pensamento de Rosa Luxemburgo, as mulheres têm que atuar politicamente por si mesmas e não deixar outros agirem em seu lugar. O conceito de autonomia das massas, passa a ser pensado em termos da autonomia da mulher. Temos que nos libertar a nós mesmas”, defendeu a professora.

A programação do Encontro

Dia 26 – Terça-feira

9h às 10h30 – Análise de conjuntura com Néstor Bercovich – representando a divisão de assuntos de gênero da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal,)e Erika Kokay, deputada federal (PT/DF).

10h30 às 11h- Apresentação de trecho da peça “Carne” da Kiwi Companhia de Teatro.

11h às 12h30- Debate em plenário sobre contexto da peça.

14h às 14h20- “Articulação entre Trabalho Produtivo e Trabalho Reprodutivo”, com Marilane Oliveira Teixeira – economista, pesquisadora do Cesit/Unicamp e assessora sindical.

14h20 às 14h40- “Trabalho, Corpo e Subjetividade”, com o Prof. Giovanni Alves, da Unesp Marília.

14h40 às 15h- “Uma avaliação do Pró-equidade nos Bancos Públicos”, com Gláucia Fraccaro – pesquisadora-membro do Comitê de Pesquisas.

15h20 às 18h00 Debate com convidadas e convidados.

20h- Confraternização – Apresentação da Banda Fulanas de Tao (Contribuição do SEEB ABC)

Dia 27 – Quarta-feira

9hh às 10h Exposição: “O Trabalho Bancário e as Mulheres”, com Barbara Vallejos Vazquez – subseção Dieese/Contraf-CUT.

10h às 10h20- “Paridade na CUT e as ações das mulheres em 2014”, com Carmen Foro – vice-presidenta da CUT Nacional.

10h20 às 10h40- “Reforma Política e as Mulheres”, com Juvandia Moreira Leite – presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região.

10h40 às 11h-“Campanha da UNI Américas por Equidade de Gênero”, com Briceida Gonzalez – Diretora Regional UNI Américas.

11h às 12h30- Debate com as convidadas.

14h às 16h – Formação do Coletivo Nacional de Mulheres;
– Calendário de atividades

16h00 – Encerramento do Encontro.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram