Outro sindicalista é assassinado na Colômbia

Mias um sindicalista foi assassinado na Colômbia. Desta vez foi Adolfo Gonzalez Monte, dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria do Carvão (Sintracarbon). A notícia foi divulgada pela entidade sindical colombiana.

Segundo a nota do Sintracarbon, o Montes foi torturado e assassinado por invasores em sua residência na cidade de Riohacha no dia 22 de março. A nota relata ainda que alguns dirigentes da organização vêm sendo ameaçados, seja por telefone, pela presença de pessoas estranhas rodeando suas residências ou por ter seus nomes citados em jornais de grupos “à margem da lei”. As ameaças se intensificam, segundo o Sintracarbon, em momentos próximos de uma negociação salarial, como é o caso. “Desta vez, passaram das ameaças aos atos”, lamenta a entidade.

A entidade repudia o assassinato e as ameaças que sofrem os dirigentes e exige que sejam respeitados os Direitos Humanos, a liberdade de associação e o livre exercício da atividade sindical, bem como “o pronto esclarecimento e captura dos responsáveis, para que este crime não fique na impunidade, como os dos 2510 líderes assassinados nos últimos dez anos na Colômbia, em que as investigações concluem que as causas foram crime passional ou roubo”.

“Por esse motivo”, prossegue o texto, “responsablizamos o Estado colombiano e exigimos da empresa Cerrejón [de propriedade das multinacionais BHP Billiton, Anglo Americam e Xstrata] as garantias necessárias para o livre exercício da liberdade sindical”.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram