TRT de MT determina prazo para o BB instalar vidros blindados em agências que foram assaltadas

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT), no último dia 14, determinou ao Banco do Brasil a instalação de vidros blindados nas suas agências, conforme liminar requerida pelo Sindicato dos Bancários de Mato Grosso.  

A Ação Coletiva, movida pelo Sindicato, foi para requerer que o BB cumpra a Lei Municipal de Segurança Bancária Nº 5.687/2013, de autoria do bancário e vereador Arilson Da Silva, providenciando a instalação de vidros blindados nas agências Unic e Prainha.

A ação foi protocolada, logo após, bandidos armados invadirem as agências tomando os vigilantes, bancários e clientes de reféns. Inclusive, no dia 11 de janeiro, na agência Prainha os assaltantes para poder sair atiraram nos vidros, já que a porta giratória estava travada.

O TRT/MT, de forma muito ágil, concedeu a liminar que se baseou no descumprimento da Lei Municipal e no perigo pelo qual os trabalhadores e clientes da Instituição financeira foram expostos. Ainda a Juíza da 9ª Vara do Trabalho de Cuiabá, Eliane Xavier de Alcântara, estabeleceu prazo de 60 dias, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 5.000,00, por cada agência bancária.

Segundo o presidente do Sindicato, José Maria Guerra, os bancos estão sendo negligentes por não cumprirem as normas de segurança bancária. “Caso o banco tivesse cumprindo o que diz a lei teria dificultado a ação dos bandidos. O intuito do Sindicato, com a ação na justiça foi, justamente, garantir o respeito a legislação”, afirma.

“Porém, o Sindicato também irá continuar cobrando mais investimentos em segurança, não apenas das Instituições Financeiras, mas também dos governos municipais, estadual e federal”, acrescentou.

O Sindicato realiza coletiva de imprensa sobre segurança bancária

O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso realiza, nesta quarta-feira (20), às 9h, coletiva com a imprensa sobre ataques a bancos e a caixas eletrônicos. O Sindicato está localizado na Rua Barão de Melgaço, 3190, Centro, Cuiabá-MT.

O objetivo da coletiva é apresentar o levantamento realizado pelo Sindicato dos Bancários sobre segurança bancária em Mato Grosso. O Sindicato coletou informações sobre ataques a bancos e explosões de caixas eletrônicos ocorridos durante o ano de 2015.  Os dados mostram um crescimento de 23% das ocorrências em 2015, quando comparados aos dados levantados em 2014.

 Serviço

Coletiva de Imprensa sobre segurança bancária.

Dia 20 de janeiro, quarta-feira, às 9h.

Seeb/MT (Rua Barão de Melgaço, 3190 – Centro – Cuiabá-MT).

Silvia Marques Calicchio. 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram