O lançamento da coleção “Por que cruzamos os braços” marca 60 anos do Dieese

O lançamento da coleção “Por que cruzamos os braços”, com depoimentos de sessenta lideranças de greves ocorridas no Brasil nas últimas décadas, faz parte das comemorações dos sessenta anos de fundação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese -, órgão de pesquisa, assessoria e educação criado e mantido pelos sindicatos de trabalhadores brasileiros.

O primeiro livro é “Greves no Brasil” (de 1968 aos dias atuais), de um total de cinco, a serem publicados entre o final de 2015 e durante o ano de 2016. Nele se encontram os depoimentos de doze lideranças de diversas categorias profissionais e regiões do país, que protagonizaram importantes movimentos grevistas, a partir do final dos anos 1960.

Bancários, metalúrgicos, professores, petroleiros, entre outras categorias, compõem os relatos, fundamentais para que não se perca a memória de movimentos, que interferiram não somente na vida destes trabalhadores, mas nos próprios rumos da sociedade brasileira.

No primeiro volume há um depoimento de Luiz Gushiken, que presidiu o Sindicato dos Bancários de São Paulo, de 1984 a 1986, e comandou a maior e mais importante greve da categoria das últimas décadas, em 1985. Foi a última entrevista que ele concedeu antes de morrer, em 2013.

Sua leitura é fundamental para todos aqueles que desejam refletir sobre as lutas dos trabalhadores por uma sociedade com maior justiça e equidade.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram