Novo coordenador-geral marca 90ª reunião da CCASP para dia 6 de julho

A Polícia Federal marcou para o dia 6 de julho (quarta-feira), às 9 horas, a 90ª reunião da Comissão Consultiva para Assuntos da Segurança Privada (CCASP), em Brasília. Estarão em julgamento novos processos movidos contra bancos, empresas de vigilância e transporte de valores e centros de formação de vigilantes, em razão do descumprimento da lei federal nº 7.102/83 e das normas de segurança. A reunião foi agendada pelo novo coordenador-geral da CCASP, delegado Clyton Eustásquio Xavier, que foi nomeado para o lugar do delegado Adelar Anderle.

Essa será a segunda reunião da CCASP em 2011. Na primeira, ocorrida no dia 30 de março, a Caixa Econômica Federal, o HSBC, o Santander, o Itaú Unibanco, o Bradesco e o Banco do Brasil foram multados em R$ 1,173 milhão. Dentre as principais irregularidades, destacaram-se o funcionamento das agências com plano de segurança vencido, número insuficiente de vigilantes, utilização irregular de bancários para fazer transporte de valores e alarme inoperante.

“Essas multas revelam que falta responsabilidade social aos bancos, pois, apesar de seus lucros bilionários, não investem o suficiente na proteção da vida de trabalhadores e clientes e melhoria das condições de segurança dos estabelecimentos, descumprindo leis de segurança e não priorizando medidas para eliminar riscos e prevenir assaltos”, afirma o secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr.

A CCASP é um fórum tripartite e conta com representantes do governo e entidades dos trabalhadores (bancários e vigilantes) e dos empresários (bancos, empresas de segurança, transporte de valores e centros de formação de vigilantes). A Contraf-CUT representa os bancários. As reuniões ocorrem, em média, a cada três meses, onde são julgados os processos abertos pela fiscalização das delegacias estaduais da Polícia Federal.

Reunião do Coletivo Nacional de Segurança Bancária

Na véspera da 90ª reunião da CCASP, a Contraf-CUT reúne os representantes das federações que integram o Coletivo Nacional de Segurança Bancária. O encontro ocorre no dia 5 de julho (terça-feira), às 14 horas, nas dependências do Sindicato dos Bancários de Brasília (EQS 314/315 – Bloco A – Asa Sul).

“Vamos analisar os processos que estarão em julgamento e discutir outros assuntos, como o combate ao crime de saidinha de banco, o andamento da Mesa Temática de Segurança Bancária e as propostas de segurança para as conferências regionais em preparação à Campanha Nacional dos Bancários 2011”, destaca Ademir.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram