Nota de falecimento: João Felício

Ele foi presidente da CUT, da Apeoesp e da CSI

É com grande pesar que a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) informa o falecimento de João Felício, ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Apeoesp e da Confederação Sindical Internacional (CSI), na madrugada desta quinta-feira (19). O velório ocorrerá a partir das 10h no cemitério do Araçá e seu sepultamento ocorre às 16h no mesmo local.

Formado em Desenho e Plástica, Educação Artística e História da Arte, pela Fundação Educacional de Bauru, Felício começou a lecionar como professor de Desenho em São Paulo, na rede oficial de Ensino Estadual, onde permaneceu até se aposentar.

Sua militância política e sindical iniciou ainda nos anos 1970, em 1977, participando das mobilizações dos professores, na luta por melhores condições de vida e salário, contra a ditadura militar e pela conquista da Apeoesp. Em 1980 foi eleito para o Conselho de Representantes da Apeoesp, pela região norte da Capital. Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores, como Delegado no Congresso de Fundação, no Colégio Sion na Capital.

Em 1981 venceu a eleição para diretoria da Apeoesp, como diretor do Departamento Cultural. Em 1983 participou do processo que resultou na fundação da CUT e da filiação da Apeoesp à Central. Foi reeleito como diretor do Departamento Cultural.

Em 1984 participou da Campanha das Diretas-Já e da greve dos professores durante o Governo Montoro, quando a Apeoesp chegou a realizar assembleias com mais de 50.000 professores. Em 1985 foi reeleito como Diretor de Sub-sedes da Capital da Apeoesp. Em 1987 eleito Presidente da Apeoesp e, neste ano, a entidade realizou duas greves, uma em cada semestre.

Em 1994 foi eleito para Direção Executiva Nacional da CUT, indicado pelos professores do Brasil. Neste mandato foi responsável pela Comissão de Educação, Formação Profissional e da Previdência e membro do Coletivo Internacional da CUT, para questões relativas a OIT (Organização Internacional do Trabalho) e Direitos Humanos. Em 1997 foi eleito Secretário Geral Nacional da CUT e membro do Diretório Nacional do PT. Em 2000 assumiu a presidência Nacional da CUT.

Em 2003 foi eleito Secretário Geral Nacional da CUT e Secretário Sindical Nacional do PT.

Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social indicado pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva. Indicado pela CUT como representante desta Central, no Conselho de Administração do BNDES. Fez parte ainda, da Direção do Instituto de Cidadania

Em 2005, retorna à Presidência da CUT Nacional, após a saída do Luiz Marinho que assumiu o Ministério do Trabalho. Em 2006 foi eleito pelo 9º CONCUT como Secretário de Relações Internacionais da CUT Nacional. Em 2009 reeleito Secretário de Relações Internacionais, mandato renovado em 2012 no 11º CONCUT.

Em 2014 foi eleito presidente da Confederação Sindical Internacional (CSI). Felício foi o primeiro latino-americano a presidir essa importante central internacional

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram