Nesta sexta (25), bancários de Vitória da Conquista intensificam mobilizações

Enquanto acontece mais uma rodada de negociações com a Fenaban, nesta sexta-feira (25), onde todos os bancos apresentarão uma proposta global, incluindo o índice de reajuste salarial, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região fará uma mobilização nas agências da cidade, a partir das 10h, em defesa dos direitos da categoria e da população.

Na ocasião, os dirigentes irão informar os clientes e usuários dos serviços bancários e sobre as reivindicações que estão sendo feitas. A categoria está reivindicando mais contratações e um aumento de 16%, incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento real.

Segundo os bancários de Vitória da Conquista, após tantas tentativas de negociação, com rodadas acontecendo desde o dia 19 de agosto sem nenhum resultado positivo para a categoria, é hora de fortalecer o movimento e enfrentar os patrões.

“Se os bancos vestem a camisa do descaso e da exploração, esta é a vez dos bancários se unirem e vestirem a camisa da luta. Vamos exigir que os bancos apresentem uma proposta digna, que atenda às necessidades dos bancários e de toda a sociedade”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários, Paulo Barrocas.

Os bancos lucram cada vez mais e demitem milhares de funcionários todos os anos, precarizando o ambiente de trabalho com tanta sobrecarga, assédio e metas abusivas. Somente em 2015, os cinco maiores bancos (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Santander) lucraram juntos no primeiro semestre de 2015, R$ 36,3 bilhões, ou seja, 27,3% a mais que o mesmo período de 2014. Até junho foram 5.864 postos de trabalho encerrados em todo o país. Quem sofre com isso também é a população, já que a falta de funcionários leva à mais filas e demora no atendimento.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram