“Não dê sopa pra banqueiro!” Ato de protesto do Sindicato nesta quinta, em Fortaleza

A manhã desta quinta-feira (23) foi de mobilização da categoria bancária em Fortaleza, com o Sindicato dos Bancários do Ceará à frente de um ato no Centro da Cidade e distribuição de sopa, com o mote “Não dê sopa pra banqueiro!”. A manifestação teve caráter de protesto contra a proposta dos banqueiros e governo, feita na mesa de negociação com o Comando Nacional dos Bancários nas últimas oito rodadas.

A distribuição de sopa pelo Sindicato fez parte das atividades da Campanha Nacional 2018 e aconteceu na calçada do Bradesco dos Peixinhos, no Centro de Fortaleza. Os dirigentes sindicais em suas falas mostraram aos bancários e à população a ganância dos banqueiros e a falta de proposta, que atenda as reivindicações da categoria na campanha deste ano. Em seguida, o Sindicato visitou as demais agências daquele corredor bancário: BB, Caixa, Santander, Bradesco e Itaú.

A proposta veio abaixo daquilo que os bancos podem pagar e foi rejeitada ainda na mesa pelo Comando por conta da retirada de direitos e também diante da alta lucratividade dos bancos. BB, Caixa, Itaú, Santander e Bradesco podem sim, garantir uma proposta decente para os trabalhadores e isso a categoria não abre mão.

Os cinco maiores bancos do País, que lucram R$ 42 bilhões, ou quase 18% a mais em 2017, propuseram aumento real  de apenas 0,5% e retirada de direitos garantidos pela CCT, como o pagamento proporcional e não mais integral, da PLR às bancárias de licença-maternidade e os afastados por licença médica.

A mobilização da categoria dentro fora e dentro das agências locais, contou com apoio de uma bandinha e faixas com palavras de ordem, levando à conscientização os trabalhadores de que agora é #TodosPorTudo, seja  trabalhador de bancos públicos ou privados. A luta continua!

A nova negociação com a Fenaban será na tarde desta quinta-feira (23), em São Paulo e os bancários continuam mobilizados à espera de proposta decente e que direitos sejam mantidos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram