Na Bahia, 545 agências bancárias tiveram atividades paralisadas

A greve dos bancários começou forte na Bahia, com 545 agências fechadas, nesta terça-feira (06), primeiro dia de paralisação nacional. Em Salvador, foram 155 unidades, a maioria no Centro. Nos próximos dias, a mobilização cresce e chega aos demais bairros da capital.

Os bancários, que têm data-base em 1º de setembro, reivindicam reajuste salarial de 14,78% (aumento real de 5%, considerando a inflação de 9,57% no período). Os bancos, no entanto, oferecem apenas 6,5%, mais um abono de R$ 3 mil, pago em parcela fixa. O índice representa perda real de 2,8% para a categoria.

Importante destacar que o setor financeiro continua a lucrar muito alto, apesar da crise. No primeiro semestre deste ano, o ganho foi de R$ 29,7 bilhões. Somente a receita com tarifas cobradas dos consumidores é o suficiente para arcar com toda folha de pagamento dos funcionários.

Mas, ao invés de investir em melhorias para bancários e clientes, as empresas fazem o contrário. Reduzem os postos de trabalho, não investem em segurança, nem na infraestrutura das agências.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram