Maceió: Música, poesia e protesto marcam o Dia da Mulher

Somos mulheres, a resistência

Por um Brasil sem fascismo e sem horror

Vamos à luta, pra derrotar o ódio e pregar o amor”

Foi com esse verso, que ecoou durante toda a manhã nas agências bancárias do centro de Maceió, que bancários e bancárias marcaram nesta sexta-feira (8/03) a passagem do Dia Internacional da Mulher. Mobilizados pelo Sindicato, os trabalhadores usaram o refrão para mandar um recado aos ultraconservadores, de que não aceitarão retrocessos e a perda de direitos.
O 8 de março nos bancos seguiu alinhado às manifestações e mobilizações por todo o país, cujo foco principal foi a luta das mulheres em defesa da Previdência e da aposentadoria. Mas houve também mensagens de congratulações às bancárias pela passagem do seu dia, pronunciadas por intermédio de música e poesia.
A mobilização nas agências foi bem recebida não só pelos bancários, mas pelos clientes e usuários, que aplaudiram cada apresentação artística. O sentimento entre todos, além de satisfação com o Dia Internacional da Mulher, era de apreensão em relação ao futuro, haja vista as medidas e declarações que saem constantemente de Brasília ameaçando a democracia, os direitos humanos, a liberdade sindical e os direitos dos trabalhadores.
O Dia da Mulher nos bancos também foi de resistência contra a discriminação e a violência. O Sindicato distribuiu um informativo aos bancários com o objetivo de orientar, conscientizar e mobilizar a categoria para a agenda de luta feminina, tanto no trabalho quanto na sociedade e na vida.

Trabalhadoras na rua

O 8 de março foi marcado ainda por mobilização nas ruas de Maceió, na qual as mulheres de várias categorias registraram seu repúdio contra a proposta do governo Bolsonaro para a reforma da Previdência. Um ato público e caminhada foram realizados pela CUT e demais centrais sindicais, com a participação do movimento das mulheres, movimento estudantil, movimentos sociais e outros segmentos da sociedade civil organizada. O ponto de concentração foi a Praça Deodoro.

Clique aqui para ver fotos das homenagens e da mobilização nos bancos.

Clique aqui para baixar o informativo do Sindicato e Contraf-CUT sobre o Dia da Mulher.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram