Mesa Temática de Ascensão Profissional do BB apresenta avanços nos processos seletivos

Após três rodadas de negociação, a Mesa de Ascensão Profissional entre a Contraf-CUT e o Banco do Brasil teve, nesta terça-feira (5), a sua última rodada programada, com a apresentação de avanços nos processos seletivos internos dentro do BB.

A Mesa Temática debateu temas como ascensão, encarreiramento e, sobretudo, a efetividade, transparência e melhoria nos critérios dos processos seletivos em todas as unidades do BB. 

Os representantes dos funcionários cobraram os feedbacks aos concorrentes em todas as seleções internas, inclusive aquelas feitas na própria unidade, como forma de se dar mais transparência e melhorar a qualificação dos não selecionados em futuras oportunidades de ascensão. A questão de gênero foi bastante discutida, com ênfase na ascensão profissional das mulheres dentro do BB.

Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, a mesa de ascensão teve resultado positivo, pois além de apresentar avanços nos processos seletivos em ações a serem implantadas a partir de agora, deixou outras propostas debatidas em estudo. “Entendemos que as questões relativas a ascensão profissional é um tema que sempre necessita de aprimoramento e melhorias para dar mais transparência aos processos seletivos. Quanto mais transparente forem as informações, melhor será a satisfação dos funcionários”, destacou.

Foram apresentadas as seguintes propostas a serem implementadas:

  • Prazo de 180 dias para segunda nomeação na mesma dependência, para evitar transferências para ascensão fora dos critérios; 
  • Mínimo de 2 dias úteis de inscrição para novas oportunidades, exceto reestruturação;  
  • Publicidade de vagas e oportunidades SISBB e posteriormente WEB 2017/8;
  • Propostas específicas para Pessoas com Deficiência – PCD, tais como flexibilidade de prazo e prioridade no sistema para movimentação desde que a necessidade seja referendada pelo SESMT;
  • Mapeamento do perfil da população PCD;
  • Processos seletivos com consultoria da Gepes para as maiores unidades; 
  • Ação afirmativa de gênero, aumento em 10% na proporcionalidade do número de inscritas para primeira investidura;
  • Nova formulação de curso de entrevista de seleção.

Após a apresentação de propostas, houve novos debates como sugestões a serem incluídas no relatório final da Mesa Temática, a ser disponibilizado em breve.

 

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram