Mantega espera que bancos privados também reduzam taxas de juros

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta terça-feira (10) que espera que os bancos privados acompanhem os bancos públicos e reduzam os juros cobrados de seus clientes.

Mantega disse que há empresas que pagam de 25% a 30% ao ano em juros de empréstimos para capital de giro, enquanto os bancos públicos (BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil) estão cobrando entre 10% e 11% ao ano.

“Eu espero que os bancos privados também façam isso que estamos fazendo. Eu já tive reuniões com eles e tenho estimulado os bancos privados a reduzirem as taxas e aumentarem o financiamento. Pra mim não é importante o que o BNDES ou os bancos públicos fazem, para mim é importante que haja financiamento barato para a produção. Da onde vem, não importa”, disse ao participar da abertura da 3ª edição da Automec (feira internacional de autopeças), em São Paulo.

Na semana passada, o governo anunciou reduções de juros de algumas linhas de empréstimo no BNDES com objetivo de estimular a inovação e a produção na indústria nacional. Em seguida, o Banco do Brasil e a Caixa também anunciaram cortes de juros, inclusive em linhas de crédito ao consumidor como cheque especial.

A expectativa do governo é que essas reduções forcem os bancos privados a diminuir suas taxas para não perder mercado para os bancos públicos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram