Maio registra aumento de cheques devolvidos

(Salvador) O consumidor está cada vez mais endividado, pelo menos é o que revela o levantamento nacional feito pela Serasa. O estudo mostra que o mês de maio registrou o segundo maior volume de cheques devolvidos na história do país.

A pesquisa aponta que no mês passado foram compensados 153,2 milhões de cheques, 3,6 milhões voltaram por falta de fundos, o que corresponde a um índice de aproximadamente 24 cheques devolvidos para cada mil compensados. O número representa uma alta de 23,4% em relação ao mesmo período de 2005.

Em relação ao mês de abril, o crescimento foi de 5,8%. As análises de abril e maio mostram que esses dois meses só perdem para março deste ano, que teve um índice de 24,3 cheques a cada mil compensados.

Apenas nos cinco primeiros meses deste ano, foram devolvidos 22 cheques sem fundos para cada mil. Até maio foram compensados em todo país 734,5 milhões de cheques e 16,1 milhões foram devolvidos por carência de fundos. De acordo com a avaliação, o maior número de cheques devolvidos entre maio e abril de 2006 foi motivado, sobretudo, pelo maior número de dias úteis do mês em análise. Maio deste ano teve 22 dias úteis contra 18 em abril e 21 em maio de 2005.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram