Liminar impede fechamento de agência do Santander na região de Bragança

A Prefeitura Municipal de Pedra Bela conseguiu, através de ação civil pública, liminar proibindo o Banco Santander de encerrar abruptamente suas atividades naquele Município. Na liminar, o juiz de direito, Júlio Cesar dos Santos, da 2ª Vara Cível, de Bragança Paulista, determina a proibição do fechamento da agência nesta segunda-feira, dia 28, sem antes apresentar ao Poder Judiciário um cronograma completo de encerramento, com direcionamento preciso das contas, benefícios e aposentadorias.

Segundo informações do advogado Sérgio Helena, da Prefeitura de Pedra Bela, ao Bragança Jornal Diário, se o banco não cumprir o que determina a liminar, terá que pagar multa diária de R$ 100 mil. A princípio, o Banco Santander pretendia encerrar as atividades em Pedra Bela neste dia 25 de abril.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região, o fechamento da agência do antigo Banespa e atual Santander, há 30 anos em Pedra Bela, prejudicaria cerca de 400 aposentados, pensionistas e correntistas daquela cidade e também das cidades de Toledo e Munhoz, em Minas Gerais.

A situação dos aposentados e pensionistas de Pedra Bela, Munhoz e Toledo e também de correntistas e da população em geral, no último dia 10, foi denunciada pelo Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região, durante ato contra as demissões em massa no Santander.

“Antes de ser privatizado, o Banespa mantinha 12 locais de atendimento na região. O Santander fechou 6. Foram fechados os postos de Tuiuti, Vargem e mais 4 em Bragança. Desde a privatização, 60 pessoas ficaram desempregadas só na região. Eram 150 bancários no Banespa. Hoje, apenas 90 bancários trabalham no Santander na região”, informou Sérgio Preto, presidente do Sindicato, durante manifestação contra a onda de demissões e fechamento de agências do Santander em todo o país.

O ato, que aconteceu diante da agência do banco na Praça Raul Leme, em Bragança Paulista, chamou a atenção principalmente, para o fechamento de agências em cidades de pequeno porte, como Pedra Bela, que ficará sem serviço bancário ainda este mês.

Com fechamento da agência do Santander em Pedra Bela, serão prejudicados, além dos clientes, aposentados e pensionistas da cidade e também das cidades de Toledo e Munhoz, em Minas Gerais.

Devido à proximidade e facilidade de acesso à Pedra Bela, os cidadãos dos municípios mineiros não só usavam os serviços do único banco da cidade como também movimentavam o comércio local.

“Além disso”, afirma Marcel Barros, diretor do Sindicato, “o fato de os clientes e usuários do banco terem que se deslocar para outras cidades, como Bragança e Pinhalzinho, significará aumento nos gastos com transporte e alimentação. O aposentado vai gastar boa parte do dinheiro que recebe só para sacar o benefício. È muita crueldade com a população dessas cidades”. Foi feito ato de protesto contra o fechamento da agência no início deste mês.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram