Lei obriga instalação de portas giratórias em todas as agências de Macaé

A lei municipal 4022/2013, que obriga a instalação de portas giratórias com detectores de metais, foi sancionada pelo prefeito de Macaé (RJ), Aluízio Júnior. A partir de março, todas as agências bancárias da cidade deverão estar com esse equipamento de segurança.

O projeto, de iniciativa do vereador Marcel Silvano (PT), foi elaborado após reivindicações do Sindicato dos Bancários de Macaé e Região. Durante greve em setembro do ano passado, os bancários chamaram a atenção para a necessidade do equipamento de segurança.

“As portas giratórias não impedem, mas dificultam muito a entrada de pessoas armadas dentro das agências. Criam um obstáculo importante à liberdade de ação e de movimentos dos assaltantes. Por isso, desestimulam os assaltos”, afirmou Wagner Figueiredo, presidente do Sindicato.

Até a estatística da própria Febraban (Federação Brasileira de Bancos) comprova a eficácia das portas com detectores de metais na segurança das agências, logo após a sua instalação no final dos anos 90 por força de leis municipais a partir da luta dos bancários e vigilantes. De 2000 a 2010, o número de assaltos a bancos caiu de 1.903 para 369 em todo o país, o que representa queda 80,16%.

O levantamento dos bancos também aponta que em 2011, quando o Itaú retirou portas giratórias na reforma de muitas agências e o Bradesco inaugurou unidades com segurança precária por conta do fim do convênio do banco postal com os Correios, o número de ocorrências cresceu 14,36% em relação ao ano anterior.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram