Lançamento da Campanha Nacional contra a discriminação na Fetrafi-MG

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (8), na sede da Fetrafi-MG, em Belo Horizonte, o lançamento da Campanha Nacional contra a Discriminação.

O secretário de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Almir Aguiar, foi o porta-voz da mensagem contra todo tipo de discriminação, seja ela contra os negros, mulheres, indios, LGBTs e pessoas com deficiências. Ele destacou a importância de envolver os dirigentes das Federações e Sindicatos de Bancários nesse processo.

Assista ao vídeo: https://youtu.be/N9QsFwNtAys

A presidenta da Fetrafi-MG, Magaly Fagundes, ressalta a importância desse debate, parabeniza a Contraf-CUT e o coletivo CGROS pela iniciativa da Campanha e afirma que o objetivo é ampliar o debate para todas os sindicatos filiados. “Estudos comprovam que a discriminação é muito grande e extrapola a categoria bancária. Vamos intensificar a luta, que deve ser de todos”, afirma.

Tereza Cristina de Freitas (Seeb-Juiz de Fora), Secretária de Políticas Sociais da Fetrafi-MG, diz que “essa campanha prioriza a qualidade dos valores humanos e deve ser de toda a sociedade”.

Marlene Tomé de Souza, Secretária do Jurídico do Sintraf Divinópolis e Secretária-Geral da Fetrafi-MG, diz que o preconceito está assustador e visível no cotidiano. “É clara a invisibilidade negra dentro das agências bancárias. Mas temos que lutar, fazer nossa parte e tentar reverter esse ódio”. disse.

A campanha – a Campanha Nacional de Combate a Discriminação foi pensada pela Confederação Nacional dos trabalhadores (Contraf-CUT) e por seu Coletivo de Gênero, Raça, Orientação sexual, trabalhadores (CGROS) e das Secretarias de Mulheres, Combate ao Racismo e Comunicação com a intenção de mostrar não apenas para os bancários, mas para a sociedade em geral, que todos os trabalhadores e trabalhadoras têm direito à igualdade de oportunidades.

Aborda a discriminação sofrida por mulheres, negros, gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais (LGBTs) e Pessoas com deficiências (PCDS), assim como a luta travada por estes grupos em busca de direitos e contra o preconceito.

Estiveram presentes ao lançamento:

Almir Costa Aguiar – Secretaria de Combate ao Racismo- Contraf; Matheus Fraiha S. Coelho (Seeb-Belo Horizonte); Elcio Lopes Lucas (Seeb-Uberaba); Helder Guedes Meira (Seeb- Teófilo Otoni);
Helyany Gomes de Oliveira (Seeb-Ipatinga); Lara Lucia Fonseca (Seeb-Patos de Minas); Livia Gomes Terra (Seeb-Juiz de Fora); Marlene Tome de Souza (Seeb-Divinópolis); Paulo Edson Soares Lemos (Seeb-Uberaba); Paulo Sergio Brito de Cerqueira (Seeb- Teófilo Otoni); Sergio Luis Carlos da Cunha (Seeb-Patos de Minas); Tereza Cristina de Freitas (Seeb-Juiz de Fora); Marcelo Neves de Sousa (Seeb-Divinópolis); Antônio Marcio da Silva (Seeb-Divinópolis); Marilene Gualberto de Souza (Seeb-Belo Horizonte); Maristela Miranda (Seeb-Belo Horizonte).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram