Juros do cheque especial caem 17% em um ano, aponta Procon-SP

A taxa média de juros do cheque especial caiu 17% em um ano e a do empréstimo pessoal, 9%, segundo levantamento da Folha de S.Paulo feito com base em dados do Procon-SP.

Entre todos os bancos pesquisados – Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander -, a Caixa foi a que apresentou a queda mais agressiva nas duas modalidades de crédito: 48% no cheque especial e 29% no empréstimo pessoal.

Na outra ponta, o Santander foi quem menos reduziu os juros praticados. As taxas do cheque especial e do empréstimo pessoal caíram apenas 1% cada uma.

Além de ser o banco que mais cortou seus juros, a Caixa pratica as menores taxas do mercado, segundo os dados do Procon: 4,27% ao mês para o cheque especial e 3,88% ao mês para o empréstimo pessoal.

No começo do ano passado, os dois bancos públicos brasileiros – BB e Caixa – passaram a cortar as taxas de juros cobradas de clientes para atender à determinação da presidente Dilma Rousseff de reduzir o custo dos empréstimos no país.

Os bancos privados seguiram BB e Caixa e também passaram a reduzir os juros praticados.

No cheque especial, em seguida vêm BB (5,70%), Safra (8,25%), Itaú (8,75%), Bradesco (8,76%), HSBC (9,82%) e Santander (9,87%).

No empréstimo pessoal, BB (4,27%), Safra (4,90%), HSBC (5,71%), Santander (5,91%), Bradesco (6,17%) e Itaú (6,56%).

TAXA MÉDIA

A taxa média do cheque especial dos bancos pesquisados caiu de 9,54% ao mês no começo de 2012 para 7,92% neste ano – queda de 1,62 ponto percentual -, segundo o levantamento. A do empréstimo pessoal caiu de 5,88% para 5,35% – queda de 0,53 ponto percentual – na mesma comparação.

Nos últimos três meses, no entanto, não houve quaisquer alterações em relação às taxas praticadas pelos bancos segundo o Procon.

Neste ano, a primeira reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) será na semana que vem. A expectativa do mercado é de manutenção da Selic – taxa básica de juros da economia brasileira – em 7,25% ao ano.

METODOLOGIA

O Procon-SP calcula mensalmente as taxas de juros das duas modalidades de crédito no BB, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

Considerando a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, a fundação estipula o período de 12 meses, opção oferecida por todos os bancos pesquisados. Para, o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

Os dados se referem às taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, independente do canal de contratação, e foram coletados em 4 de janeiro de 2012 e 3 de janeiro de 2013, segundo a fundação.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram