Juros ao consumidor sobem mais que a taxa Selic em 2013, aponta Anefac

As taxas de juros médias cobradas do consumidor subiram mais que a taxa básica Selic no ano passado, divulgou nesta quinta-feira (9) a Anefac (associação dos executivos de finanças).

Enquanto a Selic registrou aumento de 2,75 pontos percentuais no ano passado, passando de 7,25% para 10% ao ano, os juros médios ao consumidor subiram 3,46 pontos percentuais, de 88,83% para 92,29% ao ano. É o maior patamar desde novembro de 2012.

As taxas subiram sete vezes ao longo de 2013, acompanhando as elevações da Selic, afirma Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor da Anefac.

Em dezembro, os juros médios subiram para 5,60% ao mês (ou 92,29% ao ano), ante 5,57% ao mês (ou 91,64% ao ano) em novembro. “A alta já era esperada e reflete o aumento da Selic na reunião do Copom (Comitê de Políticas Monetárias do Banco Central) de 26 e 27 de novembro”, diz Ribeiro de Oliveira.

Das seis linhas de crédito pesquisadas pela Anefac, quatro subiram em dezembro: juros do comércio, cheque especial, empréstimo pessoal concedido por bancos e empréstimo pessoal concedido por financeiras.

No ano, apenas rotativo do cartão de crédito se manteve estável em relação a dezembro de 2012. “É uma taxa menos imune às variações da Selic. A taxa do cartão é a mais alta do país. Por que subir mais uma taxa que já está alta? Além disso, não é uma linha de crédito que as pessoas ficam trocando por outras de juros menores”, afirma.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram