Juro ao consumidor sobe em abril, após 4 meses de queda, diz pesquisa

A taxa média de juros para pessoas físicas sofreu leve alta em abril e interrompeu quatro meses seguidos de redução, aponta pesquisa divulgada nesta quinta-feira (9) pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac)
Das seis linhas de crédito pesquisadas e que compõem a taxa média, apenas a do cheque especial foi reduzida, de 7,72% ao mês em março para 7,70% ao mês em abril. A do cartão de crédito ficou estável em 9,37% ao mês.

Quatro taxas, contudo, subiram: juros do comércio, de 4% ao mês em março para 4,10% ao mês em abril, CDC (bancos, financiamento de automóveis), de 1,52% ao mês em março para 1,54% ao mês em abril, empréstimo pessoal nos bancos, de 2,91% ao mês em março para 2,94% ao mês em abril e empréstimo pessoal nas financeiras, de 6,88% ao mês em mar&cce dil;o para 6,91% ao mês em abril/2013.

Com isso, a taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma elevação de 0,03 ponto percentual no mês, passando de 5,40% ao mês em março para 5,43% ao mês em abril, a maior taxa de juros desde dezembro de 2012.

Empresas

Para as empresas, contudo, a taxa de juros média das operações de crédito ficou inalterada, aponta a pesquisa de juros da associação, em 3,06% ao mês, a menor taxa de juros da série histórica.
Para capital de giro, a taxa passou de 1,49% ao mês em março para 1,48% ao mês em abril.

A taxa de desconto de duplicata passou de 2,22% ao mês em março para 2,17% ao mês em abril.

Na taxa de conta garantida houve elevação, passandode 5,46% ao mês em março para 5,54% ao mês em abril.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram