Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2016 do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho

Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2016 do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho, para o segundo semestre, na escola Dieese. Os interessados podem se inscrever, até o dia 10 de junho, pela internet ou pessoalmente, na sede da instituição, que fica na rua Aurora, 957, Santa Ifigênia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Para as inscrições pela internet, o encerramento se dará também às 18h de 10 de junho de 2016, e o site é http://sagu.dieese.org.br/vestibular.

Este é o quarto processo seletivo do curso. A primeira turma termina a graduação este ano. O bacharelado, que é reconhecido pelo Ministério da Educação, é um curso de três anos e recebeu nota 4 em uma escala de 1 a 5. Aborda, por um ângulo diferente, as mudanças nas relações do trabalho e os impactos dessas transformações em várias áreas.

A Escola Diesse de Ciências do Trabalho tem como compromisso reafirmar a importância das questões relacionadas ao trabalho na sociedade contemporânea, sob a ótica da classe trabalhadora. É uma iniciativa do movimento sindical brasileiro, cuja história começou a ser escrita há quase 60 anos, com a criação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese, entidade fundada em 1955 para ser a primeira área da Escola.

A tarefa inicial do Dieese foi desenvolver uma pesquisa sobre custo de vida na cidade de São Paulo, um levantamento com o objetivo de mostrar a real inflação, já que, naquele momento histórico, os números oficiais não condiziam com o que sentia a maior parte dos brasileiros. A pesquisa deveria subsidiar os dirigentes sindicais nas negociações por melhores salários.

Com o passar dos anos, o Dieese expandiu o número de pesquisas: além de preços, mercado e condições de trabalho, perfil de categorias profissionais, políticas públicas, renda etc. O trabalho também foi aprimorado em outras dimensões e passou a abranger outras áreas, como a assessoria às entidades sindicais durante as negociações salariais e, no final dos anos 1970, a formação sindical, atividade com o objetivo de preparar os dirigentes para a atuação em defesa dos trabalhadores e que reaproximou o departamento da proposta para a qual havia sido criado, reavivando o compromisso com a educação.

Em 2005, ano do 50º aniversário do Dieese, com a entidade gozando de credibilidade junto a toda a sociedade e reconhecida como órgão de utilidade pública em várias regiões do país, as entidades sindicais decidiram que era o momento de investir no antigo objetivo: a instituição da universidade do trabalhador. Assim, a partir de 2006, teve início o projeto para viabilizar o que veio a se chamar Escola Dieese de Ciências do Trabalho.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram