Itaú Unibanco: proposta de incentivo a aposentadoria avança, mas pode melhorar

A Contraf-CUT realizou nesta quarta-feira, dia 10, nova rodada de negociação com o Itaú Unibanco. Os principais temas debatidos foram Plano de Cargos e Salários (PCS), Central de Realocação, PCR e programa de incentivo à aposentadoria.

PCS – As Comissões de Organização dos Empregados de Itaú e Unibanco reivindicaram a abertura de discussão para a criação de um PCS para todos os funcionários. O banco mais uma vez se negou ao debate. “A questão se torna ainda mais importante no contexto do processo de fusão, com as diferenças de salários entre as duas empresas”, afirma Jair Alves, coordenador da COE Unibanco. Como alternativa nesse momento, os representantes dos trabalhadores defenderam a equalização de salários entre setores semelhante dos dois bancos, como é o caso da Central de Atendimento.

Central de Realocação – O banco apresentou o balanço da realocação de trabalhadores até o dia 8 de junho. Foram realocados 1.345 funcionários e há 500 em processo, num total geral de 1845 pessoas. A rede de agências foi o principal destino, recebendo 628 trabalhadores, seguida da área de Cartões e Financeiras, com 349.

PCR – Os representantes dos trabalhadores reivindicaram ao banco a antecipação de 50% do valor pago em 2008, que foi de R$ 1.800. O banco afirmou que o tema depende das negociações em curso entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban a respeito do modelo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). “Essa é uma sinalização ruim do banco, que tenta vincular o PCR à PLR, que é prevista na Convenção Coletiva, o que hoje não acontece. São dois debates diferentes, que não podem se misturar”, avalia Jair. Além disso, as COEs exigiram a desvinculação do auxílio-educação do PCR.

Programa de incentivo a aposentadoria – Houve avanço na proposta do banco a respeito do incentivo a aposentadoria para trabalhadores em situação de aposentadoria e aposentados que ainda estão no banco. NO entanto, a proposta ainda não contempla as reivindicações dos trabalhadores. Veja os principais pontos da proposta do banco:

População elegível:
– Funcionários aposentados pelo INSS ou com tempo para adquirir aposentadoria
– Com 50 anos de idade ou mais no período da adesão
– Lotados em prédio administrativo

Indenização:
– 0,5 salários por ano trabalhado, limitado a seis salários
– PLR de valor equivalente à de 2008
– PLR adicional de valor equivalente à de 2008
– Pagamento das verbas legais, inclusive os 40% do FGTS, sem quitação total, permitindo a possibilidade de outras ações

Conquistas:
– Plano de saúde – funcionário manteria o plano por dois anos além do período previsto na Convenção Coletiva Nacional da categoria. O bancário pagaria a taxa mensal como se estivesse na ativa.
– Vale-alimentação – seria mantido por 13 meses

Outros pontos:
– Vigência – 30 dias
– Efetivação do desligamento após a adesão – funcionário poderia ser desligado até 12 meses depois da inscrição

Na avaliação da representação dos trabalhadores, a proposta avançou nas verbas de indenização, especialmente com o pagamento dos 40% do FGTS sem quitação total. Outro ponto positivo foi a mudança em relação ao convenio médico.

A COE Itaú Unibanco reiterou reivindicações não atendidas pelo banco, como:

– Diminuição da idade mínima de adesão para 48 anos para as mulheres, adequada à idade mínima de aposentadoria.
– Ampliar a abrangência da proposta para toda a rede de agências, onde há muitos bancários em condições de participar.
– Ampliar o prazo de adesão.
– Pela regra atual têm direito ao Plano de Aposentadoria Complementar (PAC) bancários com mais de 10 anos de banco e idade mínima de 55 anos. Os representantes dos trabalhadores mantêm a reivindicação de que a idade mínima seja reduzida para 50 anos e que o tempo de contribuição de até três anos de diferença seja pago pelo banco, caso não concorde com a redução de cinco anos no PAC atual.

O banco informou que deverá divulgar internamente de 1º de julho até 1º de agosto, quando poderá avaliar a demanda dos funcionários e a necessidade de ampliação do prazo de inscrição. Os outros pontos serão discutidos posteriormente.

Auxílio educação – Na próxima semana, o Itaú vai divulgar os funcionários contemplados pelo seu programa de bolsas de estudo. Tentaram a bolsa 2.500 funcionários, sendo que 1.400 foram contemplados. O banco entrará em contato com todos os inscritos. O banco confirmou que pagará retroativamente as mensalidades pagas desde o início do ano. A COE solicitou também a discussão de um programa unificado de auxílio educação para os funcionários de Itaú e Unibanco.

A próxima rodada de negociação será focada nas questões relativas ao emprego, PCS e PCR. A data ainda não foi definida.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram