Inscrições abertas para cursos na África do Sul, Alemanha e Brasil

(São Paulo) A Universidade Global do Trabalho (GLU) está convidando sindicalistas a participarem dos programas de mestrado no Brasil, na Alemanha e na África do Sul. Os programas oferecem a oportunidade de estudar temas globais do trabalho juntamente com sindicalistas vindos de diferentes partes do mundo. Além do curso, é feito também um estágio que dá a oportunidade de ter experiência de trabalho diretamente com organizações sindicais nacionais e internacionais.

A GLU é um projeto organizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e financiado pelo governo da Alemanha, contando com a participação de Universidades e organizações sindicais de diversos países em todo o mundo. Na América Latina, apenas a CUT participa como central sindical.

Os candidatos e candidatas aos Programas devem possuir ensino superior completo, inglês fluente (todos os cursos serão ministrados em inglês), disponibilidade para permanecer um ano fora e comprovada experiência no movimento sindical, além de outros requisitos.

NO Brasil, o curso disponível é mestrado em Economia Social e Trabalho na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O curso foca uma perspectiva comparativa do desenvolvimento econômico, o papel de empresas multinacionais no sul e as estratégias sindicais contra desigualdade e pobreza. Infelizmente os brasileiros e brasileiras interessados em fazer o curso na UNICAMP precisam se inscrever para o curso da África do Sul ou da Alemanha para poderem cursar um semestre em Campinas. Para estrangeiros, o prazo para se inscrever para o curso da UNICAMP é o dia 1o de outubro de 2007.

O programa na Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, foca mais a temática de “Desenvolvimento e Trabalho” e o papel dos sindicatos como um ator ativo nas transformações políticas e econômicas. O prazo para inscrições na África do Sul é 15 de setembro. Já para o programa da Alemanha, o prazo é 1o de abril de 2008. Todas as informações necessárias sobre os cursos, os requisitos e maiores detalhes estão disponíveis no sitio www.global-labour-university.org.

Os sindicalistas participantes deverão ser indicados através das Confederações, Federações e Sindicatos Nacionais. Qualquer dúvida, entrar em contato com Marta Domingues da assessoria da Secretaria Nacional de Formação da CUT (SNF-CUT) pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (11) 2108-9279 ou (11) 2108-9281.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram