Importância dos Bancos Públicos é tema de Seminário em São Paulo nesta segunda (10)

O Sindicato dos Bancários de São Paulo promove o Seminário Em defesa dos Bancos Públicos, na próxima segunda-feira (10), a partir das 9h, no Hotel Braston (Rua Martins Fontes, 330 – Centro, São Paulo). O evento reunirá representantes dos movimentos sociais e sindicais, além de economistas e jornalistas.

Contraf-CUT disponibiliza arte da campanha em defesa dos bancos públicos

“Os bancos públicos desempenham um papel fundamental na economia brasileira – mais de 60% dos financiamentos imobiliários e agrícolas são feitos pela Caixa e o Banco do Brasil, respectivamente. O atual governo procura desmontar e reduzir a participação desses bancos e abrir espaço para os privados, reduzindo o crédito, mudando o cálculo da TJLP (taxa de juros de longo prazo) e assim descapitalizando o BNDES, que é um importante instrumento de política anticíclica e financiamento. O Brasil precisa de crédito farto. Sem crédito não há desenvolvimento e sem desenvolvimento não há emprego. Por isso os bancos públicos são essenciais para o país”, disse Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, entidade que organiza o Seminário.

Durante o Seminário será lançada a cartilha “Em defesa dos Bancos Públicos”.

Programação:

09h- Mesa de abertura

Palestrantes: Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST); Pedro Celestino da Silva Pereira Filho, presidente do Clube de Engenharia; Carina Vitral Costa, presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE).

09h30 – Conjuntura Nacional

Palestrantes: Aldo Fornazieri, professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp); Tereza Cruvinel, jornalista; o senador Luiz Lindbergh Farias Filho (PT/RJ).

11h30 – Financiamento da Indústria e Emprego.

Palestrantes: João Sicsú; Marcelo Trindade Miterhof; economista e integrante da Associação dos Funcionários do BNDES; Antonio José Alves Junior, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Fernando Figueiredo, presidente da Associação Brasileira da Indústria Química (Abquim).

Almoço

15h00 – Financiamento do Desenvolvimento

Palestrantes: Sergio Rosa, ex-presidente da Previ e da Contraf; Maria Fernanda Ramos Coelho, ex-presidenta da Caixa; Aristides Veras dos Santos, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag); Kelli Mafort, direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

17h00 – Lançamento da cartilha Em Defesa dos Bancos Públicos: Verdades e Mentiras

Palestrantes serão Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, e os professores João Sicsú e Antonio José Alves Junior.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram