Grupos debatem propostas encaminhadas pelos estados

A apresentação dos relatórios de quatro grupos de trabalhos marcou, neste sábado (1), no Hotel Holiday Inn, no Parque Anhembi, em São Paulo, os debates no 33º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef). Os delegados e as delegadas do evento discutiram vários temas, a partir das deliberações dos congressos estaduais. 

 

Os trabalhos do grupo 1: Saúde Caixa, saúde e condições de trabalho foram iniciados com a apresentação do médico e assessor do GT Saúde Caixa, Albucacis de Casto Pereira, com o tema: “Desafios da Autogestão na atual conjuntura”. O médico apresentou estratégias e caminhos a serem trilhados em defesa do Saúde Caixa.

 

Após a apresentação, os empregados iniciaram os debates dos itens das resoluções aprovadas nos Congressos Estaduais em todo país. As discussões no grupo foram ricas e os esclarecimentos feitos pelo médico Albucacis trouxe perspectivas positivas para o momento dos empregados da Caixa. 

 

Os delegados do Conecef participantes do grupo 2 discutiram assuntos relacionados à Funcef, aposentados e Previdência. No início, foi feita uma apresentação sobre as mudanças propostas pelo governo para a Previdência e os impactos na vida dos trabalhadores. Em seguida, foram abertas as discussões entre os delegados que giraram em torno de assuntos como democratização na gestão da Funcef, acesso à informação, equacionamento e contencioso.

 

O Grupo 3 debateu “Reestruturação, reformas trabalhistas e Terceirização”. A assessora jurídica da CEE/Caixa, Laís Carrano, apresentou os impactos que a reforma trabalhista trará na vida dos trabalhadores, apontando questões como o negociado acima do legislado, restrição de incorporação, entre outros problemas.

 

No Grupo 4, o debate foi em torno da Defesa da Caixa e da Defesa dos Bancos Públicos. Antes, da discussão das propostas encaminhadas pelos encontros estaduais dos empregados do banco, a representante dos trabalhadores no Conselho de Administração, Maria Rita Serrano, e o técnico do Dieese, Felipe Miranda, abordaram questões como balanço de 2016 e a atuação do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas.

“Tivemos debates ricos, com muitas propostas consensuadas e  amanhã na plenária final vamos definir nossas reivindicações e estratégias de luta e mobilização. O  momento exige muita luta e resistência, pois existe uma ameaça real para os direitos dos trabalhadores e para as empresas públicas”, destacou o coordenador da Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa), Dionísio Reis.

   

O 33º Conecef será encerrado neste domingo (2), com a votação das propostas debatidas nos grupos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram