Greve na Caixa mantém 80% dos locais de trabalho parados

(São Paulo) A greve dos bancários da Caixa Federal começou a semana com a mesma força de sexta-feira. Cerca de 80% das agências e postos de trabalho em todo o Brasil pararam total ou parcialmente. Confira abaixo como foram as atividades, com informações enviadas pelos sindicatos até as 22h30 desta segunda.

CENTRO OESTE
A greve dos bancários da Caixa Econômica Federal continuou forte em todo o Distrito Federal. Praticamente todas as agências do banco em Brasília fecharam as portas, além de grande parte dos prédios administrativos.

No Mato Grosso, a greve manteve a força. No total, foram fechadas 32 agências do banco, sendo 12 em Cuiabá, 2 em Várzea Grande e 7 no interior do Estado, sendo elas nas cidades de Alta Floresta, Cáceres, Diamantino, Barra dos Bugres, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra, além de Rondonópolis.

No Mato Grosso do Sul, os bancários mantiveram fechadas todas as dez agências da Caixa e o Escritório de Negócios de Campo Grande. No interior, a greve foi forte em Corumbá, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas. Em Dourados, apesar da rejeição da proposta, a greve foi suspensa. Segundo o Sindicato, houve manobra da área gerencial, que ameaçou os funcionários caso votassem pela manutenção da greve.

NORDESTE
A paralisação é total em Salvador, com as 34 agências da cidade fechadas. Nesta terça, às 17h, os trabalhadores fazem uma passeata da agência das Mercês, na avenida Sete de Setembro, até o Ginásio de Esporte da categoria, na ladeira dos Aflitos, onde acontece uma assembléia geral de avaliação do movimento. Durante o protesto, os bancários vão usar nariz de palhaço para ironizar a arrogância da direção do banco. No interior da Bahia, a mobilização também é forte. Em Vitória da Conquista, os bancários paralisaram todas as agências da cidade e das vizinhas Brumado, Poções, Itapetinga e Livramento. O mesmo ocorreu em Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Ipiaú e Jaguaquara. Os bancários de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, região do Sindicato de Cariri, que entraram em greve na sexta, também pararam todas as agências.

Em todo o Estado de Pernambuco, uma única agência abriu nesta segunda-feira: Salgueiro, no Sertão. Outras quatro unidades funcionaram parcialmente: Vitória de Santo Antão, Carpina, Escritório de Negócios de Caruaru e Redur – Representação da Gerência de Desenvolvimento Urbano em Caruaru. No Grande Recife, como nos outros dias, tudo parou. A diferença é que 18 unidades fecharam também o auto-atendimento. Com esse quadro, a adesão sobe para cerca de 95%. Nesta terça, pela manhã, os grevistas fazem passeata pelas ruas do Recife – do Sindicato até o Pátio do Carmo.

Com adesão de 100% das agências do interior do Piauí, a greve dos empregados da Caixa Econômica Federal continuou com força total nesta segunda. Na capital, Teresina, a mobilização foi intensa, principalmente na Caixa da Rua Areolino de Abreu. Pela manhã, os bancários esclareceram à população e aos clientes sobre o andamento das negociações.

Os empregados da Caixa no Ceará fortaleceram a greve. Nesta terça, realizam passeata partindo do centro da Cidade, com concentração às 16h na Praça do Ferreira e seguindo em direção ao Sindicato. Todos deverão estar vestindo preto em protesto contra a intransigência da direção da Caixa.

No Rio Grande do Norte, os destaques da greve continuam sendo os gerentes. Enquanto em outros estados os bancários em greve enfrentam resistência do empregados mais graduados, em Natal os gerentes dão o exemplo. Para o Sindicato, a atitude mostra que os bancários não querem apenas aumento de salário, mas uma carreira digna e uma Caixa forte.

Em Alagoas, a violência marcou a greve nesta segunda. O presidente do Sindicato e membro do Comando Nacional dos Bancários, Edmundo Saldanha de Omena, foi agredido. Convocado e induzido pelo gerente geral da Caixa, Antônio Mariano Gravatá, um vigilante da empresa de segurança que presta serviços ao banco empurrou, derrubou e chegou a empunhar uma arma contra o sindicalista, além de agredir outros dirigentes. Tal fato se deu após o gerente geral investir contra o movimento grevista dos empregados, querendo realizar operações bancárias a todo custo, mesmo sem a presença de outros funcionários.

A greve continuou forte em toda a Paraíba, principalmente na capital, João Pessoa. No interior, destaque para Campina Grande, com 100% de paralisação nas cinco agências da cidade e nas duas de Areia e Esperança.

NORTE
Em Belém, os trabalhadores realizaram pela manhã um ato show em frente à agência Ver-O-Peso (Presidente Vargas). À tarde, em resposta ao ajuizamento do dissídio pela Caixa, foi realizada manifestação em frente à superintendência do Banco, onde estava acontecendo reunião com os gerentes das agências.

Os funcionários da Caixa em Rondônia mantiveram suas atividades paralisadas em todo o Estado por tempo indeterminado. Nas agências da Capital e demais municípios do interior, a adesão é de 100%.

Em Macapá, no Amapá, os trabalhadores fizeram apitaço na frente das agências da Caixa.

No Acre, a greve continuou com a mesma força. Os bancários prometem mais atividades para esta semana e, na terça, a partir das 10h30, os empregados da agência Manchester (Rio Branco) distribuirão abacaxis para a população em protesto.

SUDESTE
Em São Paulo, nesta segunda-feira, aproximadamente 76% das agências de São Paulo, Osasco e região ficaram paradas, total ou parcialmente. Ao todo, 186 agências aderiram à mobilização, além de 17 centros administrativos, com a participação de 4,6 mil bancários.
No ABC paulista, a greve tem sido forte desde o início e, nesta segunda, novamente nenhuma das 37 agências da Caixa abriu, envolvendo inclusive os bancários das áreas de retaguarda. A paralisação também tem atingido os funcionários das empresas Orbral e Tartias – prestadoras de serviço para a CEF – que não têm recebido vale-transporte e estão com salários atrasados. No interior, a greve atinge a Baixada Santista, Campinas, Catanduva, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Bragança Paulista (Campos Novos, Capinzal e Joaçaba), Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lins, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taubaté, Tupã e Votuporanga.

No Rio de Janeiro, a greve também se manteve e 95% das agências da capital permaneceram fechadas. No interior, o número da paralisação é o mesmo. Em Angra dos Reis, Baixada Fluminense, Campos dos Goytacazes, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Parati, Petrópolis, Seropédica, Sul Fluminense, Teresópolis e Três Rios todas as agências pararam.

Em BH e Região, a greve atinge mais de 90% das agências e departamentos. Em vários locais os gerentes de relacionamento, assistenciais e de negócios também aderiram à paralisação. A greve também atinge as cidades de Abaeté, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itaúna, Mateus Leme, Matozinhos, Pará de Minas, Pedro Leopoldo, Pitangui, Santa Luzia e Sete Lagoas, todas da base do Seeb BH. No interior, a greve continuou com toda força em Juiz de Fora, Uberaba, Patos de Minas e Teófilo Otoni.

No Espírito Santo, o quadro de greve se manteve nesta segunda. Foram paralisadas 48 unidades, entre agências e postos de atendimento. Aderiram ao movimento os bancários de todas as 25 unidades da Grande Vitória e de 23 do interior: Colatina e São Silvano, Linhares, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, São Mateus, Alegre, três unidades de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Domingos Martins, Guaçuí, Guarapari, Iúna, Itapemirim, Muqui, Anchieta, Aracruz, Barra de São Francisco, João Neiva, Mimoso do Sul e São José do Calçado. Em Vitória, a greve também atinge os departamentos que funcionam no edifício Castelo Branco, no Centro de Vitória, e no prédio da Enseada do Suá.

SUL
Subiu para 97 o número de agências da Caixa Econômica Federal com atividades paralisadas no Paraná. Segundo informações dos Sindicatos de Bancários, das dez microrregiões do Estado, a agência da Caixa no município de Prudentópolis, na região central, é a única aberta. Na Região Metropolitana de Curitiba, as atividades nas 48 agências e nos três centros administrativos ficaram paradas nesta segunda. Também aderiu ao movimento a maioria dos 16 postos de atendimento. A agência da Lapa, a única que ainda não tinha aderido à greve, também fechou. O número de bancários parados só na região metropolitana de Curitiba chega a 2.500 bancários. No interior, os bancários cruzaram os braços em Arapongas, Cambé, Rolândia, Ibiporã, Assai, Porecatu, Londrina, Bandeirantes, Cornélio Procópio, Cambará, Jacarezinho, Santo Antonio da Platina, Umuarama, Assis Chateubriand, Guaíra, Iporã, Colorado, Nova Esperança, Paranavaí, Loanda, Nova Londrina, Apucarana, Jandaia do Sul, Ivaiporã, Ribeirão Claro, Siqueira Campos, Ibaiti, Wenceslau Braz, Jaguariaíva, Arapoti, Campo Mourão, Mamborê. Guarapuava, Pitanga, Laranjeiras do Sul, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Cataguases.

Em Santa Catarina, os trabalhadores da Caixa continuam firmes na luta, principalmente após a direção do banco ter apelado para a Justiça do Trabalho. No Estado, a greve é engrossada pelos bancários do Besc. A pressão dos trabalhadores fez com que a direção do Banco do Santa Catarina chamasse uma negociação nesta segunda, que em seguida foi desmarcada. Por conta disso, os besquianos prometem intensificar o movimento. Além de Florianópolis, os bancários de Concórdia, Criciúma e Chapecó mantiveram a paralisação, que ganhou o reforço nesta segunda dos colegas de Blumenau.

A mobilização dos bancários da Caixa cresceu no Rio Grande do Sul. Todas as agências de Porto Alegre pararam nesta segunda-feira. Nesta terça, dia 9, ocorre uma passeata no Centro, a partir das 11h30. Após o ajuizamento do dissídio, os gestores da Caixa no RS partiram para o assédio moral direto, convocando os empregados para reuniões no final da tarde de hoje nas unidades. A Federação dos Bancários RS recebeu as informações de vários sindicatos e já está encaminhando denúncia à DRT-RS. Além de Porto Alegre, a greve é forte em Alegrete, Cachoeira do Sul, Camaquã, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Guaporé, Horizontina, Ijuí, Lajeado, Litoral Norte, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Rosário do Sul, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo, São Borja, São Leopoldo, Uruguaiana, Vacaria e Vale do Paranhana.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram