Greve dos bancários de Porto Alegre chega a 29 dias com 309 agências fechadas

A greve dos bancários resiste. Nesta terça-feira, 4/10, 309 agências ficaram fechadas na área do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, totalizando 1.058 em todo o Rio Grande do Sul. No 30º dia da greve, esta quarta-feira, 5/10, a partir das 11h, os bancários irão realizar um Ato em frente à Superintendência Estadual do Banco do Brasil, no Bairro Higienópolis, em Porto Alegre. Sem nova proposta da Fenaban, os bancários irão fortalecer a unidade e conversar com os colegas.

A terça-feira foi dia de ato em frente ao Santander Cultural, com a participação dos personagens Bankemon. Os bancários promoveram um diálogo com clientes e a população e apontaram o verdadeiro motivo de a greve chegar ao seu 29º dia. “Este ano os banqueiros fizeram uma aliança de compromisso com o governo Temer. A conversa deles é que aumento de salário pressiona a inflação. Por isso, apostam em cansar o nosso movimento com uma oferta de reajuste abaixo da inflação”, explicou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

Além disso, está colocada uma estratégia de jogar a conta da crise internacional nas costas dos trabalhadores. “A desindexação do salário da inflação é uma estratégia que caminha de mãos dadas com os ataques aos direitos dos trabalhadores. Temos dito para os bancários, desde que a nossa Campanha Salarial começou, que esta greve seria muito difícil. Que precisávamos compreender o contexto de retirada de direitos e de ajuste fiscal imposto pelo governo Temer”, acrescentou Gimenis.

Questões como o negociado sobre o legislado, o discurso de modernização das relações trabalhistas faz parte de um roteiro de retrocesso aos anos 1990, quando os bancários amargaram campanhas salariais sem aumento real. A última proposta colocada na mesa pela Fenaban expõe essa estratégia. Os banqueiros ofereceram 7% de reajuste ante inflação de 9,62% e abono de R$ 3.500. Além disso, acenam com acordo de reajuste com reposição da inflação e mais 0,5 do ponto percentual de aumento real em 2017. A greve segue enquanto não houver proposta para ser avaliada em assembleia.

Agenda de Mobilização da greve

Quarta-feira, 5/10

7h30: Saída dos Piquetes de Móveis de Convencimento para participação na greve.

11h: Ato de greve na Superintendência Estadual do Banco do Brasil (Rua Honório Silveira Dias, 1.830, Bairro Higienópolis, Porto Alegre).

Quinta-feira, 6/10

10h: Ato em frente à Agência Praça da Alfândega da Caixa (Rua dos Andradas, 1.000, Centro Histórico de Porto Alegre).

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram