Funcionários do ex-Bandepe protestam contra discriminação do Santander

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizou nesta terça-feira, dia 3, um protesto na agência Boa Vista do Santander, em Recife, contra a discriminação do banco aos funcionários oriundos do antigo Bandepe. De acordo com o diretor do Sindicato, Epaminondas Neto, faz seis meses que os funcionários do ex-Banco do Estado de Pernambuco, incorporado ao Santander, brigam pelo pagamento de dois salários para quem completou 25 anos de empresa.

“Todos os empregados dos bancos adquiridos pelo Santander receberam, menos o pessoal do antigo Bandepe. Isso é um absurdo, uma discriminação que fere, inclusive, a Convenção 111 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que garante a igualdade de tratamento dentro da empresa”, comenta Epaminondas.

Segundo o dirigente, o Sindicato está preparando uma ação para ingressar na Justiça contra a discriminação do Santander. “Tentamos resolver o problema pela via negociada. Como o banco tem se recusado a discutir a questão, o Sindicato vai à Justiça e também denunciará o Santander à OIT.

Vale lembrar que na assembleia que aprovou o acordo aditivo, em 10 de fevereiro, os bancários de Pernambuco fizeram uma ressalva para garantir o pagamento dos dois salários para todos os funcionários do grupo, inclusive os oriundos da Bandepe”, ressalta Epaminondas.

O protesto desta terça também destacou as atitudes antissindicais do banco, que persegue os representantes dos bancários e atrapalha a livre organização dos trabalhadores.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram