Funcionários do BNB reforçam mesa única de negociação

(Fortaleza) Durante os dias 10 e 11, os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil estiveram reunidos em Recife (PE) no XIII Congresso Nacional dos Funcionários do BNB. Os participantes aprovaram por ampla maioria a adesão à mesa única na campanha nacional dos funcionários do ramo financeiro. Além disso foi aprovada a nova composição da Comissão Nacional, sua coordenação executiva, bem como o mandato de 2 anos para seus integrantes.

A minuta de reivindicações específicas será entregue esta semana e a 1ª rodada de negociação está sendo agendada para a semana seguinte.

Na sexta-feira, dia 10/8, o professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Cícero Péricles falou sobre a conjuntura nacional. Ele analisou a trajetória do governo desde Getúlio Vargas e as conquistas dos trabalhadores desde esses tempos. Péricles destacou as transformações com a eleição do Governo Lula, que mesmo sem maioria no Congresso e Câmara, mostrou ao trabalhador a abertura ao diálogo. “Lula, na verdade, ganhou o Executivo, mas não o Legislativo, e por isso, para ter margem para governar, foi obrigado a fazer alianças nem sempre agradáveis para os militantes, mas necessárias para o governo”, afirmou.

A economista Cleide Bernal falou sobre o “BNB e o Desenvolvimento Regional” e enfatizou a necessidade de fortalecer o papel social do banco. “Hoje não há projeto de desenvolvimento do Nordeste por parte do governo federal. O que há é o PAC, de aceleração do crescimento. Como a Sudene na prática não foi recriada, o BNB é a instituição ideal para desenvolver esse papel”, analisa.

Ainda no dia 10/8, foram discutidos ainda a gestão da Camed com o diretor eleito da entidade, Raimundo Nonato de Fátima Cavalcante, e o plano de benefícios e contribuições/Plano CD da Capef com a exposição do conselheiro deliberativo eleito, Miguel Nóbrega.

À tarde, os debates se centraram a respeito da campanha nacional 2007, com exposição do diretor da Contraf/CUT, Sérgio Braga. O coordenador da Comissão Nacional (CNFBNB), Tomaz de Aquino, falou sobre as reivindicações específicas dos funcionários do BNB.

No dia 11/8, os funcionários discutiram todas as pautas do dia anterior em grupos, com a realização da plenária final logo em seguida.

Moções de repúdio
Foi aprovada ainda moção contra a decisão do banco de descontar o valor do empréstimo de férias dos funcionários, diante da realidade financeira de endividamento do funcionalismo e sem qualquer negociação com os mesmos. Outra moção foi aprovada contra o gerente administrativo da agência de Picos (PI) que suspendeu arbitrariamente a concorrência na agência alegando que nenhum dos inscritos atingiu a pontuação mínima exigida para a função .

Fonte: Sandra Jacinto – Seeb CE

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram