Funcion rios do BNB debatem a Campanha Nacional

(Fortaleza) Debates sobre a pauta complementar dos funcionários do Banco do Nordeste, Campanha Nacional 2006, mesas de negociação permanentes, demissões imotivadas, plano de custeio da Camed e plano de previdência de contribuição variável da Capef. Estas foram as principais discussões realizadas durante o XII Congresso dos Funcionários do BNB, ocorrido durante os dias 18 e 19, em João Pessoa (PB).

 

O evento contou com 89 delegados de todo o Nordeste que assistiram um total de quatro painéis no dia 18 e discutiram em grupos os temas dos painéis no dia 19. Sob o tema "Aprofundar a Democracia, Vencer o Medo e Avançar nas Conquistas", os funcionários debateram ainda as recentes demissões sem justa causa ocorridas na Instituição na base de Pernambuco. Durante a plenária final do Congresso, os delegados decidiram negociar com o banco e, caso não haja acordo, os bancários devem iniciar uma campanha nacional contra demissões imotivadas no BNB.

 

Painéis

Os trabalhos do dia 18 iniciaram com o painel "Conjuntura Nacional e o Papel do BNB", cujos palestrantes eram o diretor de Desenvolvimento do BNB, Pedro Lapa, que falou sobre o plano de ação do banco com relação aos projetos sociais e de incentivo de crédito e o economista e diretor da ADNE-JP, Julio Rafael, que fez uma explanação sobre a conjuntura nacional.

 

Em seguida, o painel II tratou sobre a Campanha Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, com os expositores Sérgio Braga, diretor executivo da FETEC/NE e CONTRAF e o técnico do DIEESE/SP, Murilo Barella, que demonstraram respectivamente as estratégias da Campanha 2006 e que os banqueiros têm lucrado cada vez mais a cada ano e têm plenas condições de atender as reivindicações dos bancários.

 

À tarde, foram debatidos o plano de custeio da CAMED, com o presidente do plano João Robério e o plano de previdência da CAPEF, com o presidente da entidade Francisco José Bezerra (Fran). Logo depois, a superintendente de Desenvolvimento Humano do BNB, Zilana Ribeiro, que falou sobre a mesa permanente de negociação e a pauta específica do banco. Zilana informou ainda que a data da assinatura do acordo coletivo 2005/2006 já está marcada.

 

O coordenador da Comissão Nacional, Tomaz de Aquino destacou os avanços nas negociações com o banco, mas enfatizou a necessidade do cumprimento da Convenção da Fenaban pelo BNB. "Temos que perder o complexo de inferioridade, porque o BNB é muito importante para a região e o País e nós temos que ir em frente em busca dos nossos direitos".

 

Fonte: Sandra Jacinto – Seeb CE

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram