Funcef e Caixa acertam calendário de incorporação do REB pelo Novo Plano

As discussões e os acertos entre a Caixa Econômica Federal e a Funcef para aprovação da incorporação do REB pelo Novo Plano podem ter desfecho no início de dezembro. O calendário para a manifestação final das duas instituições foi fechado em reunião do Conselho Deliberativo da Funcef realizada nesta quinta-feira, dia 12 de novembro.

O assunto entrará na pauta da próxima reunião do Conselho Deliberativo, marcada para o dia 26 de novembro. No dia 1º de dezembro, vai à apreciação do Conselho Diretor da Caixa.

A incorporação do REB pelo Novo Plano está sendo encaminhada com enfática defesa por parte dos conselheiros e diretores eleitos da Funcef. Na reunião de 11 de setembro, foi solicitada pela conselheira eleita Fabiana Matheus atenção especial da Caixa no trato do assunto, para viabilização ainda este ano da medida de interesse dos associados.

Regras mais favoráveis

Em relação ao REB, o Novo Plano apresenta diversas regras mais favoráveis aos participantes e aos assistidos. A base de contribuição inclui Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado (CTVA), a paridade contributiva vai até 12%, o resgate é de 100% do saldo de conta, o pecúlio por morte é de 2,5 SRB ou proventos Funcef mais INSS, há fundo para Revisão do Benefício e há a pensão para filhos até 24 anos e companheiro (a) do mesmo sexo.

Há também a reivindicação dos eleitos (conselheiros e diretores) para que seja aberta a possibilidade de se fazer contribuição retroativa com base no Novo Plano. A ideia está sendo estudada no âmbito dos órgãos de gestão da Funcef.

Outros assuntos

Na reunião de quinta-feira, o Conselho Deliberativo tratou ainda de alterações no Plano de Cargos e Salários (PCS) da fundação e aprofundou as discussões acerca de investimentos na usina hidrelétrica de Jirau, por meio de aquisição da participação acionária da Camargo Correia na empresa Energia Sustentável do Brasil S.A. Este último assunto volta à pauta da reunião do próximo dia 26, para possível deliberação.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram