Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul público protocola convite a presidente do Banrisul para esclarecer fechamento de agências

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público, deputado estadual Zé Nunes (PT), protocolou, na terça-feira, (3) pedido para que o presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Veras Mottas, seja convidado a prestar esclarecimentos sobre denúncia apresentada pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS (Fetrafi/RS) sobre o fechamento e/ou extinção de agências do banco fora do Estado e transformação de agências locais em salas de autoatendimento. O documento foi encaminhado às comissões de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo e de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa nesta terça-feira. O ato teve a presença dos diretores da Fetrafi-RS, Denise Falkenberg Corrêa e Carlos Augusto Rocha.

As comissões devem avaliar o requerimento ainda esta semana. Zé Nunes entende que a extinção de agências foi referendada pelo governo estadual e segue a lógica e a intenção de vender empresas estatais no processo de alinhamento ideológico com o governo de Michel Temer e de implantação do Estado Mínimo. “A sociedade deve ser informada sobre as decisões que dizem respeito ao banco mais presente na vida dos gaúchos e gaúchas, com agências ou postos de atendimento em 98,5% dos municípios do RS, sendo que em 96 deles é a única instituição financeira disponível”, sentencia o deputado.

Na opinião de Nunes, o encerramento das agências seria um processo nocivo, que começa a desmantelar uma grande empresa do setor financeiro que promove inclusão bancária e leva crédito a quem não tem. Ele enfatiza não ter dúvida de que as medidas preparam e criam o ambiente para a privatização ou federalização do Banrisul ou de seus dividendos. O deputado afirma que a direção do banco deveria ter aberto um canal de diálogo com as entidades representativa dos bancários e adverte que, num cenário de crise econômica, a intenção do governo ampliará ainda mais o desemprego no país.

“É lastimável ao que estamos assistindo. Denunciamos a forma como age o atual governo, constituindo elementos para justificar o seu projeto que faz mal ao RS e que encaminha o estado para dificuldades ainda maiores”, pontuou. Zé Nunes disse, ainda, que a medida confirma que o governo adere de maneira submissa ao projeto de renegociação da dívida “do governo ilegítimo de Michel Temer” e adianta que a Frente Parlamentar continuará vigilante aos desdobramentos da denúncia.

De acordo com a Fetrafi-RS e com o SindBancários, o calendário de encerramento de agências inclui:

> Recife- 15/12/2017
> Salvador- 15/01/2018
> Fortaleza- 15/02/2018
> Belo Horizonte- 09/03/2018
> Cascavel (PR) – Sem data

Unificações: Em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina as agências serão fundidas em um único estabelecimento.

O SindBancários, após as notícias de que a diretoria do Banrisul e o governo do Estado venderam 6% das ações do banco, para ficar com 49%, limite do controle acionário pelo Estado do Rio Grande do Sul, a importância da participação dos banrisulenses no Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, que ocorrerá na segunda-feira, 9/10, no auditório da Fetrafi-RS, a partir das 18h30. Essa Frente é composto por deputados federais e senadores progressistas que estão na luta contra o desmonte dos bancos públicos para privatizar ou entregar para grandes bancos nacionais ou internacionais.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram