Folha: boletos eletrônicos contam com a adesão de 70 bancos

Em outubro, cobrança em papel deixará de ser enviada a quem optar pelo serviço

Segundo federação, instituições financeiras inscritas no programa respondem pela emissão de 99% desses documentos

FOLHA DE SÃO PAULO
DENISE MENCHEN
DA SUCURSAL DO RIO

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) afirmou ontem que cerca de 70 bancos já aderiram ao DDA (Débito Direto Autorizado). O sistema, que entra em operação em 19 de outubro, dará aos correntistas a opção de consultar e pagar eletronicamente os boletos de cobrança emitidos por todas as instituições cadastradas, atualmente enviados pelo correio.

Segundo a Febraban, os bancos inscritos respondem por mais de 99% desses documentos, usados na cobrança de condomínios, planos de saúde e mensalidades escolares, entre outros. Até o vencimento, as chamadas de fichas de compensação podem ser pagas em qualquer instituição bancária.

Pelo sistema, sempre que um dos bancos cadastrados emitir um boleto de cobrança, será verificado se o destinatário consta como “sacado eletrônico”.

Nesse caso, o emissor do boleto enviará a informação para essas instituições via CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos). Elas o disponibilizarão em meios como a internet, o celular, o caixa automático e o serviço de atendimento telefônico. Espera-se diminuir de oito para dois dias o prazo até o recebimento da cobrança.
Para o coordenador do grupo de trabalho do DDA na Febraban, Leonardo Ribeiro, o cobrador ganhará agilidade e terá certeza da entrega.

Para o pagador, pessoa física ou jurídica, haverá mais controle sobre o fluxo de contas e possibilidade de administrá-las a distância.

Cada banco decidirá se e quanto cobrará do pagador pelo serviço. Os cobradores terão de arcar com o custo de registro da cobrança, pré-condição para o funcionamento do sistema.

Ribeiro disse ainda que, ao se cadastrar no DDA, o correntista assinará um termo no qual se compromete a consultar os boletos eletrônicos e dispensa o envio do documento em papel. Não haverá mais a possibilidade de imprimir o boleto.

Hoje, algumas instituições, como Bradesco e Banco do Brasil, já oferecem boletos próprios em versão eletrônica. Procurados pela Folha, disseram que não vão cobrar tarifa do correntista que optar pelo fim dos boletos em papel.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram