Fininvest atua como banco em Petrópolis

O Sindicato de Petrópolis denuncia que as agên-cias da financeira Fininvest estão fazendo pa-gamentos de benefícios do INSS. A informação chegou por acaso às mãos de Wilson Franca, presidente do Sindicato dos Bancários, quando um colega dirigente sindical, de outra categoria, o procurou para esclarecer uma dúvida sobre o pagamento do benefício de sua mãe, de quem é procurador. O companheiro apresentou a Wilson o extrato de crédito do benefício, onde constava no campo destinado à agência bancária pagado-ra o nome Fininvest-Petrópolis.

Para o Sindicato dos Bancários de Petrópolis, isto equivale à elevação da Fininvest à categoria de banco. “Se, além de conceder empréstimos, emitir cartão de crédito, vender seguros, esta-rem disponíveis para saques, eles também pa-gam benefícios, o que diferencia a financeira de uma instituição bancária?”, questiona o dirigen-te.

O mais absurdo é que nem sequer o argumento de facilitar o acesso dos aposentados a estabele-cimentos pagadores se justifica. A Fininvest per-tence à holding Unibanco e atua como correspon-dente bancário. Mas, em Petrópolis, a loja da fi-nanceira fica em frente à do banco, na Rua do Imperador, em pleno centro do município. “De qualquer forma, mesmo que a Fininvest seja cor-respondente do Unibanco, não justifica o nome da financeira constar do documento do INSS. É como se, no extrato de um benefício pago pela CEF vi-esse, no campo “agência bancária” o nome de uma casa lotérica.”, argumenta Wilson Franca.

Em busca de informação

O UNIDADE procurou o INSS para verificar se a Fininvest é conveniada junto à previdência para pagamento de benefícios. Nossa reportagem dirigiu-se a uma agência, em busca de informa-ções, sem se identificar como imprensa. Per-guntamos se havia uma lista de instituições pa-gadoras que o beneficiário poderia escolher, mas a funcionária informou que esta relação é restrita aos funcionários. Indagamos, então, se instituições que ofereciam crédito consignado “como Fininvest e BMG, por exemplo”, faziam pagamentos. A funcionária, então, foi enfática: não, estas empresas são financeiras e não estão conveniadas para pagamento de benefício. Mesmo assim, decidimos contatar a assessoria de comunicação do Ministério da Previdência Social para solicitar a informação. Por e-mail, um dos assessores nos forneceu uma lista (a-baixo) com todas as empresas que têm convê-nio com o órgão de previdência. A informação da funcionária da agência do Instituto foi con-firmada: todas as instituições pagadoras são bancos, não há nenhuma financeira na relação.

Se o caso de Petrópolis for isolado, será necessá-rio apenas reivindicar a regularização da situação junto ao INSS. Mas, se o mesmo acontecer em várias praças, ficará configurada uma fraude no convênio entre o instituto e o Unibanco. A situa-ção também configura uma irregularidade traba-lhista, já que os funcionários da Fininvest estarão atuando como bancários, embora não sejam en-quadrados na categoria. É importante que todos os sindicatos filiados verifiquem se situações se-melhantes estão acontecendo em suas bases e informem à Federação.

Instituições pagadoras conveniadas com o INSS
001 Banco do Brasil
003 Banco da Amazônia
004 Banco do Nordeste do Brasil
021 Banco do Estado do Espírito Santo
027 Banco do Estado de Santa Catarina
033 Banco Santander Banespa
037 Banco do Estado do Pará
039 Banco do Estado do Piauí
041 Banco do Estado do Rio Grande do Sul
047 Banco do Estado de Sergipe
070 Banco Regional de Brasília
104 Caixa Econômica Federal
151 Nossa Caixa Nosso Banco
237 Bradesco
341 Itaú
356 ABN Amro Bank
389 Banco Mercantil do Brasil
399 HSBC
409 Unibanco
422 Banco Safra
453 Banco Rural
748 Bansicredi
756 Bancoob

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram