Financiários: Sindicato de Brasília realiza atividades no SBS

O Sindicato dos Bancários realizou nesta quinta-feira 26 uma série de atividades no Setor Bancário Sul, dentro do Dia Nacional de Lutas dos trabalhadores do Ramo Financeiro.

De acordo com o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto, “a mobilização recebeu apoio maciço e forte adesão dos financiários”. A manifestação fez parte da Campanha Salarial do setor, cujas negociações estão em andamento com a Fenacrefi, entidade de representação das empresas.

“Nosso objetivo é tornar a campanha dos financiários mais ampla e forte em todo o DF. A participação de todos os trabalhadores nas atividades do Sindicato é essencial para alcançarmos bons resultados”, convoca Paulo Frazão, diretor do Sindicato.

Os mesmos direitos para todos

A maioria dos trabalhadores de financeiras, na verdade, são funcionários de bancos, o ramo de atividade que mais tem registrado lucros nos últimos anos no país. E enquanto ganham cada vez mais dinheiro, os patrões exploram seus empregados, ignorando direitos. A maior parte contrata promotores de venda ou prestadores de serviço com direitos e salários menores do que os previstos na Convenção Coletiva dos Financiários, para realizar o mesmo tipo de serviços.

Essa situação precisa mudar e a Campanha Salarial dos Financiários é o momento para isso. É nessa época que os trabalhadores reivindicam a melhoria dos direitos previstos em sua convenção coletiva de trabalho – pisos salariais, gratificações, auxílio refeição, jornada de trabalho etc. E é só com a união dos trabalhadores que se consegue avançar.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e o Sindicato dos Bancários de Brasília iniciaram as negociações com a Fenacrefi. A principal exigência é a garantia de que todos os empregados de financeiras tenham, no mínimo, os direitos previstos na convenção coletiva dos financiários. Afinal, quem trabalha em financeira é financiário. Além disso, os trabalhadores reivindicam recomposição salarial da inflação medida pelo ICV Diesse e aumento real dos salários. Além disso, é reivindicada uma PLR (participação nos lucros e resultados) nos mesmos moldes da reivindicada pelos bancários e fim do assédio moral e das metas abusivas.

Para alcançar esses objetivos, os trabalhadores precisam se envolver na Campanha Salarial, exigindo seus direitos. Procure o Sindicato dos Bancários de Brasília e vamos à luta.

Financeiras engordam lucros dos banqueiros

Já faz algum tempo que os grandes bancos controlam as financeiras. Bradesco (Finasa), Itaú (Taií), HSBC (Losango),Unibanco (Fininvest), Real-ABN (Aymoré Financiamentos) e Santander possuem financeiras. Essas empresas juntas com a BV Financeira, do Banco Votorantim, detém cerca de 85% do mercado. Todas contribuem significativamente para engordar os já altos lucros dos bancos controladores (holdings) e do sistema financeiro como um todo.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram