Financiários: minuta de reivindicações será entregue na terça, dia 10

A pauta de reivindicações dos trabalhadores financiários foi entregue na manhã desta terça-feira, dia 10, à Fenacrefi, entidade patronal do setor. O ato dará início às negociações da Campanha Nacional dos Financiários 2008.

A minuta foi definida durante encontro nacional com dirigentes sindicais que trabalham com os financiários, ocorrido no último dia 30, na sede da Contraf-CUT. A reivindicação salarial é de 10,11%, representando a reposição da inflação mais um aumento real. A database dos financiários é no dia 1º de junho. “Estamos trabalhando duro para organizar uma campanha salarial forte para os financiários. O setor das financeiras cresceu muito, especialmente com a entrada dos grandes bancos, e uma nova dinâmica de mobilização precisa ser estabelecida”, defende Miguel Pereira, diretor executivo da Contraf-CUT.

Um dos pontos principais dessa estratégia é a realização da 1ª Conferência Nacional dos Financiários, que deverá ser realizada no dia 6 de julho. “Esperamos conseguir atrair uma grande quantidade de financiários para a conferência. Será um momento importante para a organização desses trabalhadores e garantir a extensão da CCT a todos, porque apesar de fazerem o mesmo que os financiários, são enquadrados como comerciários”, avalia Sérgio Siqueira, diretor executivo da Contraf-CUT.

Crescimento

As empresas financeiras sofreram fortes modificações com a entrada dos grandes bancos no setor. Bradesco (Finasa), Real-ABN (Aymoré Financiamentos), Itaú (Taií), HSBC (Losango), Unibanco (Fininvest) e Santander possuem financeiras. Junto com a BV Financeira, do banco Votorantim, essas empresas detém cerca ed 85% do mercado.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram