Financiários: Chegou a hora de unirmos forças em busca de conquistas

Já foi entregue à Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi), a Minuta de Reivindicações dos trabalhadores do setor em todo o Brasil. Com isso, começa oficialmente a campanha salarial nacional dos financiários e o momento pode ser sintetizado por uma única palavra: comprometimento.

De acordo com secretário de Formação Sindical do Sindicato dos Bancários e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro no Estado de Mato Grosso (Seeb/MT), Natércio Brito, os trabalhadores precisam participar de todas as atividades relacionadas à campanha salarial, ficar a par do andamento das rodadas de negociação e principalmente das assembléias, que são o termômetro da mobilização dos trabalhadores. “Os financiários devem se comprometer com a campanha salarial, pois os resultados dela, positivos ou negativos, são frutos dos esforços dos trabalhadores, que devem lutar por novas conquistas”, afirma.

A diretoria do Seeb/MT conclama os trabalhadores do ramo a participarem nas ruas das cidades mato-grossenses onde existem empresas desse segmento e construírem junto ao Sindicato uma forte mobilização.

“Teremos um longo caminho a ser percorrido, e ele só seguirá de forma bem estruturada e capaz de conquistar respostas positivas, se tiver em sua composição, a participação efetiva de todos os financiários, por isso a necessidade de comprometimento para um futuro melhor”, sintetiza o presidente do Sindicato, Arilson da Silva.

O setor das financeiras cresceu muito nos últimos anos no país, principalmente, com a entrada dos grandes bancos, onde até mesmo um grupo já é chamado como G7 das financeiras, abrangendo empresas como Finasa (Bradesco), Aymoré Financiamentos (Real-ABN), Taií (Itaú), Losango (HSBC), Fininvest (Unibanco), Olé (Santander) e BV Financeira (banco Votorantim). O Grupo concentra aproximadamente, 85% dos resultados do setor, com marcada presença dos grandes bancos presentes mo Brasil.

Conferência Nacional dos Financiários

Será realizada no dia 06 de julho, a 1ª Conferência Nacional dos Financiários. O encontro deverá ser um ponto importante para a organização dos trabalhadores e na garantia da extensão da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) a todos os financiários.

A minuta

A minuta foi definida durante o encontro nacional realizado no dia 30 de maio, em São Paulo. A reivindicação salarial dos financiários é de 10,11%, que representa a reposição da inflação mais aumento real. A data-base dos financiários é no dia 1º de junho.

Entre as reivindicações constantes da minuta, destaca-se a demanda por abrangência e extensão da convenção, que determina que a convenção seja aplicada em todo o país para todos os trabalhadores do setor (financiários e registrados como promotores de vendas).

Entre as cláusulas econômicas, está a recomposição salarial da inflação medida pelo Índice do Custo de Vida (ICV) Dieese e aumento real dos salários, além de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) nos mesmos moldes da reivindicada pelos bancários.

Rodada de Negociação

A próxima rodada de negociação está marcada para o dia 25 de junho, quando serão acertados o calendário e a dinâmica do processo negocial, constantes do pré-acordo de negociação entregue às empresas juntamente com a minuta.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram