Fetec SP encaminha ações frente ao processo de venda do ABN

(São Paulo) A Executiva da FETEC SP, reunida nesta quarta-feira, com representantes dos sindicatos filiados aprovou um plano de ações em defesa do emprego frente ao processo de venda do conglomerado holandês ANB AMRO, do qual fazem parte o Banco Real e o Sudameris.

Notícias sobre a transação começaram a ser veiculadas em março, mas tudo indica que as conversações tiveram início um mês antes. Atualmente, os dois principais consórcios que disputam a instituição são liderados pelo banco inglês Barclays e pelo espanhol Santander.

Tais negociações colocam o movimento sindical em alerta frente ao risco de centenas de demissões, já tendo realizado diversas manifestações em defesa do emprego.

Como continuidade da mobilização, a Executiva da FETEC SP deliberou pela realização pelos sindicatos de reuniões contínuas nos locais de trabalho, as quais serão seguidas de novos Dias de Luta e assembléias de bancários dos bancos envolvidos na transação. Além disso, os sindicatos devem procurar as Casas Legislativas de suas regiões para discutir com a sociedade a concentração dos bancos e suas implicações.

“Embora haja mais de um interessado na compra do ABN Amro, o mercado acredita que as maiores possibilidades de fechar o negócio está com o Santander. Mas, a idéia é focar os trabalhadores de todas as instituições envolvidas”, explica o diretor da FETEC SP, Gutemberg de Souza Oliveira, para quem a mobilização em torno da questão segue em ritmo crescente.

“A solenidade do Dia do Bancário na Assembléia Legislativa de SP, na última segunda-feira, foi um exemplo disso. A sessão contou com uma grande presença de sindicatos, como do ABC, Guarulhos, Jundiaí, São Paulo e Taubaté, além de bancários do Coletivo do ABN e lesionados, o que demonstra a disposição de ir à luta”, afirmou o dirigente.

Conforme Gutemberg, todas as lideranças que foram ao microfone na Alesp apontaram os desafios e os desdobramentos da transação, dentre as quais a possibilidade de uma nova reestruturação do sistema financeiro. “A tendência é ocorrer uma nova corrida por novas fusões, sobretudo no caso do Bradesco e Itaú que não quererão perder suas posições no ranking dos bancos. Só que, como já vimos no passado, as fusões/aquisições resultam sempre em demissões em massa em virtude das sobreposições de departamentos e agências”, explica o diretor da FETEC SP.

Durante a solenidade, o deputado Cido Sério fez a leitura de um manifesto em defesa do emprego e colocou seu gabinete à disposição na articulação de novas ações em torno da questão.

Decisão semelhante foi adotada por vereadores do município de São Paulo, após reunião com representantes dos funcionários do ABN na capital paulista, na última terça-feira.

Tão logo foram notificados da situação, os vereadores paulistas encaminharam moção de apoio à luta dos trabalhadores para apreciação e posterior publicação em Diário Oficial.

Fonte: Lucimar Cruz Beraldo – Fetec SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram