FETEC SP cobra auditoria em fundo de pensão do Unibanco

(São Paulo) A FETEC/CUT-SP, juntamente com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e a ANAPAR (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão) reuniu-se no último dia 15 de agosto, em Brasília, com os representantes da Secretaria de Previdência Complementar (SPC), Leonardo André Paixão (secretário de fundos de pensão) e Fábio Franco (chefe da fiscalização).

Na oportunidade, as lideranças sindicais requisitaram a realização de auditoria no Instituto João Moreira Salles (IJMS), fundo de pensão dos bancários do Unibanco, cujas contribuições dos associados foram suspensas pelo banco em agosto de 2006, juntamente com a transferência dos benefícios para o Instituto Assistencial Pedro Di Perna (IAPP), fundo também disponibilizado pela empresa aos funcionários.

“Ao comunicar a mudança, o Unibanco também disse que não haveria restituição de reserva, o que contraria o próprio estatuto do IJMS”, relata o diretor da FETEC SP, Jair Alves dos Santos, ao classificar a prática do banco como contraditória.

Conforme o capítulo V do estatuto, o participante ativo poderá, a qualquer tempo, afastar-se da instituição com direito a resgatar, com correção, o total das contribuições já realizadas. A garantia é extensiva em casos de desligamentos da empresa, salvo se o afastamento decorrer de aposentadoria.

“O Unibanco precisa explicar o porquê dessa decisão e nos dizer aonde foi parar os recursos advindos de nossas contribuições. Só que, toda vez que questionamos o banco, ele se mantém mudo e calado. Por isso, nossa decisão de procurar a SPC”, explica Jair.

Após ouvirem os relatos, os representantes da SPC orientaram as entidades sindicais a fazerem a solicitação via ofício por meio da ANAPAR. Eles se comprometeram, tão logo o documento seja protocolado, a procurar o Unibanco para cobrar explicações e as providências necessárias.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram