FETEC-CUT/CN realiza seu 10º Congresso

Começou nesta segunda-feira (17) o 10º Congresso da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN). Entre outros pontos, estarão em pauta a discussão da conjuntura nacional, o balanço da gestão, a organização da categoria bancária na região e a aprovação de um plano de lutas para o próximo período. O 10º Confetec-CUT/CN, que também elegerá a nova direção da Federação, está acontecendo no Auditório do Paiaguas Palace Hotel, em Cuiabá/MT.

"Esse congresso acontece num momento crucial da conjuntura de nosso país. Os bancários formam uma categoria que se organiza nacionalmente e têm uma Convenção Coletiva Nacional. Por isso, têm papel fundamental na organização da luta contra os ataques que vem sendo aplicados pelo governo golpista e ilegítimo contra a classe trabalhadora. Tenho a certeza de que o plano de luta que será aprovado aqui vai estar na vanguarda desta organização”, disse Roberto Von der Osten, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Concordando com o presidente da Contraf-CUT, o presidente da FETEC-CUT/CN, José Avelino, lembra que o 10º Confetec-CUT/CN que a conjuntura política e econômica do país é extremamente difícil, com denúncias de corrupção contra o chefe do Executivo Federal e o Congresso Nacional. “Para atender a agenda do grande capital estão destruindo programas sociais e direitos trabalhistas duramente conquistados em décadas e décadas de luta. Temos desafios imensos pela frente, principalmente o de aprimorar a organização dos bancários e de nos unirmos a outras categorias profissionais para intensificar a mobilização no enfrentamento a esses ataques e em defesa dos direitos da classe trabalhadora. A tarefa mais imediata é jogar todos os nossos esforços para fazermos uma grande greve geral no dia 28 de abril, convocada pelas centrais sindicais”, completou.

Para enriquecer os debates do 10º Confetec-CUT/CN, a Federação preparou um caderno de subsídios, com análise da conjuntura e informações sobre os principais temas que preocupam a categoria bancária. O documento, que foi enviado a todos os sindicatos, traz um panorama do sistema financeiro nacional, as mudanças rápidas que ocorrem no setor em razão da introdução de novas tecnologias, o que afeta o emprego, além de muitos dados sobre saúde do trabalhador e condições de trabalho, segurança bancária, as campanhas nacionais do último período e as conquistas da categoria, o papel dos bancos públicos e a luta dos bancários por igualdade de oportunidades.

Mais informações no site da FETEC-CUT/CN

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram