Festa e protesto marcam o Dia do Bancário em Salvador

Um café da manhã no Bradesco do Comércio marcou hoje (28/8) o Dia do Bancário em Salvador. Música e muita irreverência fizeram parte da manifestação, com o objetivo de chamar à atenção da sociedade para as demandas da categoria, que está em campanha salarial.

Com uma mesa repleta de frutas, bolos e sucos, bancários e clientes festejaram a data ao som da banda de fanfarra. O mascote do Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA) Chequinho, marca registrada da campanha salarial, também marcou presença no evento, principalmente por interagir com o público que estava na agência.

A data, que é histórica para a categoria, relembra a conquista da extinção do trabalho aos sábado e a jornada de 30 horas, o que aconteceu após 69 dias de greve em 1951. A vitória foi lembrada pelos diretores da entidade durante abertura do ato.

Protesto

Sobrecarga de trabalho, pressão por metas e assédio moral são apenas alguns dos problemas enfrentados cotidianamente pela categoria, que vem encolhendo ao longo dos anos. Para se ter uma idéia, em 1989 a Bahia tinha 27 mil bancários. Hoje, na Base do SBBA, existem apenas 17 mil, segundo o Departamento Sócio Econômico do Sindicato.

Junto com os empregos, os salários do setor também diminuíram. Na década de 1990 o piso salarial dos bancários era equivalente a quatro ou cinco salários mínimos, hoje representa pouco mais que dois. O pior ainda é que neste mesmo período o trabalho aumentou na mesma proporção que os lucros dos bancos, que atingem a casa dos bilhões todos os anos.

Exatamente por isso, o SBBA está intensificando a mobilização nas agências, para mostrar a bancários e clientes a necessidade de mudanças na relação das instituições financeiras com a sociedade. Afinal, o setor mais lucrativo da economia precisa sim oferecer um salário justo aos funcionários e um atendimento de qualidade à população.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram