Fenaban quer que bancári@s tenham reajuste salarial zero

Negociação segue no final de semana e na terça-feira (25) a categoria realiza assembleias para decidir a mobilização

Os representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentaram ao Comando Nacional d@s Bancári@s, nesta sexta-feira (21), a proposta de reajuste salarial zero, sem aumento real e sem correção da inflação. Haverá mais uma rodada de negociação neste final de semana e, devido às propostas de retirada de direito a categoria, inicia neste sábado um calendário de mobilizações que vai até terça-feira (25) com a realização de assembleias pelos sindicatos. Não está descartada a possibilidade de uma greve.

Na nona rodada de negociação, os bancos finalmente deram sua resposta às reivindicações d@s bancári@s: zero de reajusta real e nenhuma correção das perdas da inflação, o que impõe uma perda de 2,65% nos salários. “É completamente inaceitável essa proposta. Quase 70% das categorias esse ano fecharam acordos que tiveram aumento real ou reposição da inflação. Estamos falando do setor que mais lucra no país e que não quer dar aumento, além de não garantir os empregos. Querem retirar direitos, como a redução de até 48% da PLR, diminuir a gratificação de função e acabar com a 13ª cesta de alimentos”, criticou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, uma das coordenadoras do Comando Nacional.

Os bancários rejeitaram a nova proposta da Fenaban de reajuste zero, mas vão voltar à mesa de negociação com os representantes dos bancos neste sábado (22), às 11h. A expectativa é que a Fenaban retorne à negociação com propostas diferentes. “Os bancos precisam modificar suas propostas porque as negociações esta semana foram por um caminho muito ruim, porque não dão alternativas para a categoria”, afirmou Juvandia. A possibilidade de uma greve na categoria não foi descartada entre os integrantes do Comando Nacional caso os bancos insistam na retirada de direitos e no reajuste salarial zero.

Assembleias

As negociações avançaram para o final de semana para que @s bancári@s tenham uma resposta melhor da Fenaban para as assembleias marcadas para terça-feira (25). “Nossa expectativa é receber uma boa proposta, não como nos últimos dias. Os bancários não vão fechar acordo com retirada de direitos”, afirmou a presidenta da Contraf-CUT.

A partir deste sábado (22) começam a acontecer atos e outras atividades da categoria contra a intransigência da Fenaban em atender às reivindicações de aumento real e da PLR, regulamentação do teletrabalho e a manutenção dos direitos já conquistados ao logo de anos de negociações entre as duas partes. Por exemplo, estão marcadas carreatas de bancári@s em Brasília e Belém. Atos e manifestação acontecem até terça-feira em outras capitais e cidades do país. Outra ação que vai ser realizada nos próximos dias é a dos tuitaços, direcionando pela rede social o protesto da categoria para os bancos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram