Febraban ‚ multada por falta de vigilantes nos bancos

(São Paulo) A ausência de vigilantes nas agências bancárias totalizou 95% das infrações julgadas na última reunião da Comissão Consultiva de Assuntos de Segurança Privada (Ccasp), do Ministério da Justiça, coordenada pela Polícia Federal, realizada no mês de abril.

 

Foram analisadas 95 ocorrências que resultaram na aplicação de 37 multas totalizando o valor de R$ 620 mil e a interdição de 25 agências bancárias em todo o país. No segundo semestre do ano passado, quando houve a deliberação para o fechamento de 28 agências, os bancos tiveram de desembolsar R$ 1.938 milhão com 110 multas.

 

“Fica ainda mais evidente que a segurança de funcionários e clientes está longe de ser prioridade da Febraban. Os bancos continuam desrespeitando a legislação criada para reduzir riscos e garantir a integridade de trabalhadores e usuários de bancos”, disse Daniel Reis, diretor do Sindicato e representante dos bancários na Ccasp. Vigilantes, Febraban, empresas de vigilância, empresas de transporte de valores, também integram a comissão.

 

O presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino, considera inadmissível a situação. “Mais uma vez a realidade apontada em números revela a necessidade de a Febraban investir mais em segurança. É preciso ampliar o número de vigilantes nas agências, treiná-los, oferecer fardamento adequado – com coletes à prova de balas – e não deixá-los expostos, como se vê principalmente no auto-atendimento. São medidas fundamentais para tornar as agencias bancárias mais seguras”, afirmou.

 

Estatística – No início deste mês, o Sindicato e a Contraf-CUT, por intermédio do deputado Marcos Martins (PT), encaminharam requerimento à Secretária de Segurança Pública do Estado de São Paulo solicitando que o órgão informe corretamente quantas ocorrências policiais foram registradas em 2007 e nos últimos três anos, e qual a tipificação que se registra como roubo a banco.

 

Na última quinta-feira, 19 de abril, o secretário de Segurança do Estado, Ronaldo Bretas Marzagão, admitiu à imprensa que deve chegar a 70 o número de assaltos a banco nos três primeiros meses deste ano e que devido à incompatibilidade de dados, as estatísticas oficiais estão sendo revistas a partir de 2004.

 

Fonte: Elisângela Cordeiro, Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram