Febraban apresenta projeto do mapa da diversidade do setor banc rio

(São Paulo) A Contraf-CUT participou na última terça-feira, dia 10, de uma reunião com a Febraban na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, em Brasília. Durante o encontro, os banqueiros apresentaram o esqueleto do projeto do "mapeamento da diversidade" do setor bancário.

 

Segundo a apresentação, feita pelo diretor de relações institucionais da Febraban, Mário Sérgio Fernandes de Vasconcelos,  o mapeamento seria feito de acordo com os critérios de gênero e raça estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, seriam levados em consideração os resultados obtidos por meio de indicadores estaduais.

 

A periodicidade do mapeamento será anual e o MPT acompanhará a evolução da implementação da política de diversidade. “Acho que a Mesa Temática que os bancários têm com a Fenaban precisa debater como acompanhar essa evolução. Ou ficaremos na dependência do MPT para ter acesso aos dados”, comenta Neide Fonseca, diretora da Contraf-CUT e representante da Confederação na reunião.

 

A Febraban escolheu o Instituto Ethos como parceiro preferencial, além de se utilizar do know how do Ibope e mais cinco consultores de empresas. “Fizemos algumas indicações no que se refere ao estabelecimento dos termos técnicos do plano de comunicação da auto-declaração. Eu indiquei o Ceert pelo trabalho feito na Prefeitura de Santo André e junto a alguns bancos estrangeiros”, analisa Neide.

 

Na proposta original da Febraban não havia indicador por idade no ingresso, somente no nível hierárquico. “A partir do debate houve a inclusão de idade a partir do ingresso. Em relação ao grau de escolaridade foi consenso que o indicador será a partir do 2º grau completo e 16 anos. Na próxima reunião, a Febraban trará a proposta acrescida das contribuições e apresentará uma sugestão de questionário a ser aplicada os para funcionários dos bancos”, explica Neide.

 

A próxima reunião será no dia 24 de outubro, às 10h, na Câmara dos Deputados. A Febraban assumiu o compromisso de fechar um calendário de aplicação da política de inclusão para 2007 até o dia 23 de dezembro.

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram