Entrega da pauta ao Banco da Amazônia inaugura campanha salarial no Pará

(Belém) A Campanha Nacional Articulada 2007 foi inaugurada em Belém na manhã de hoje (23/08) com um ato em frente ao Banco da Amazônia. A manifestação serviu para divulgar a pauta nacional da categoria e também as reivindicações específicas dos funcionários do banco.

Segundo a diretora do Sindicato dos Bancários PA/AP, Maria Gaia, o ato faz parte da campanha nacional unificada e articulada dos bancários. “Essa campanha é unificada porque estamos reivindicando a nossa pauta nacional, como a PLR, o piso salarial de R$ 1.628,24 definido pelo Dieese, o índice de reajuste salarial de 10,3% e articulada porque também defendemos pautas específicas dos funcionários de cada banco, como a implementação do novo PCCS, a isenção de taxas e tarifas para os empregados e o pagamento de salário profissional aos Técnicos Científicos (TC’s) no caso do Banco da Amazônia”, explica.

Marlon George, vice-presidente do sindicato, parabenizou a participação dos funcionários do Banco da Amazônia no ato que inaugurou a campanha nacional dos bancários e disse que a unidade da categoria fortalece a luta pelo Banco da Amazônia como banco público e em favor do desenvolvimento e geração de emprego e renda para o povo da Amazônia.

Técnicos Científicos do Banco da Amazônia participaram do ato mobilizados pela campanha “Não pise no meu piso”, a qual reivindica o cumprimento da Lei Federal 4.950-A/66 que determina que os profissionais diplomados em engenharia, química, arquitetura, agronomia, e veterinária tenham piso de 6 salários mínimos se a jornada de trabalho for de 6 horas e de 9 salários mínimos caso a jornada seja de 8 horas.

Entrega da pauta
Após o ato foi entregue à diretoria do banco a pauta de reivindicações específicas do Banco da Amazônia. Alberto Cunha (Betinho), presidente do Sindicato dos Bancários PA/AP, solicitou que a diretoria do banco seguisse o acordo assinado pela Fenaban, garantindo as conquistas da pauta nacional, e também que se mantenha a vigência do atual acordo coletivo até a assinatura de novo acordo.

Sônia Rocha, presidenta da FETEC-CN e representante da CONTRAF durante o ato, cobrou brevidade da diretoria quanto a tomada de decisão sobre o seguimento do acordo assinado pela Fenaban.

A direção do Banco da Amazônia declarou que haverá empenho da sua parte em solucionar antigos problemas como a questão da CAPAF e PCCS. Nos próximos dias 28 e 29 de agosto haverá reunião do conselho administrativo do Banco da Amazônia para definir se o banco adere ou não ao acordo da Fenaban.

Participaram da atividade Sérgio Trindade, presidente da AEBA e diretor da FETEC-CN, Kátia Furtado, presidenta da AFBEPA e Rômolo Martins, presidente da CUT-PA.

Fonte: Seeb PA/AP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram