Entidades lançam campanha mundial pela proteção financeira do consumidor

Com a proximidade da Cúpula do G20, que acontece nos próximos dias 11 e 12, em Seul, na Coreia do Sul, as mais de 220 organizações de 115 países que constituem a Consumers International (CI) decidiram chamar a atenção dos representantes dos 20 países mais destacados do mundo para que ofereçam atenção adequada à temática da proteção financeira do consumidor.

Por meio de uma campanha mundial, lançada em setembro, a CI está pedindo pela proteção dos consumidores e usuários de serviços financeiros. As organizações demandam que os líderes do G20, em especial os ministros de Finanças, se comprometam a proteger as pessoas das “más práticas de serviços financeiros”.

O primeiro passo para isto é a criação urgente de um ‘Grupo de Especialistas em proteção Financeira do Consumidor’, que possa ajudar a garantir que todos os consumidores, sejam eles de países desenvolvidos ou em desenvolvimento, tenham acesso “a serviços financeiros estáveis, justos e competitivos”.

Segundo pontua a CI, o Grupo necessita ser formado por representantes das agências de proteção ao consumidor financeiro, de organizações independentes de consumidores e pessoas especialistas no tratamento justo dos consumidores de serviços financeiros que representem os interesses de todos os consumidores.
As organizações demandam que o Grupo de Especialista seja criado já na Cúpula que acontece no mês de novembro, para que na reunião global do G20 em 2011 os especialistas já possam “propor fortes recomendações sobre a proteção dos consumidores de serviços financeiros”.

O Grupo de Especialistas também terá como tarefa criar e recomendar que os governos adotem alguns padrões mínimos relacionados com os termos de contrato e encargos justos para os produtos e serviços financeiros; o esboço e a divulgação da informação nos produtos financeiros; e a relação entre governo e funções dos organismos de proteção ao consumidor financeiro.

Além destas tarefas principais, as organizações engajadas na CI também pedem que o Grupo, ao ser criado, faça recomendações para “promover uma competência efetiva nos mercados para os serviços financeiros para os consumidores” e ainda para o “desenvolvimento de uma organização permanente para estabelecer e coordenar normas internacionais a respeito da proteção financeira dos consumidores”.

A campanha da Consumers International está rodando o mundo a pouco mais de um mês e a motivação para sua criação não poderia ser outra que não as constantes práticas abusivas aplicadas contra os consumidores financeiros e o consequente agravamento desta situação com a recessão mundial.

Para que suas demandas sejam ouvidas e, principalmente, para que o Grupo de Especialistas seja criado, as organizações que compõem a CI estão enviando cartas a seus governos e ministros de Finanças a fim de que o tema não seja esquecido nos próximos 11 e 12 de novembro.

Na Cúpula do G20 realizada em Pittsburg, no ano de 2009, os líderes mundiais se comprometeram a proteger os consumidores, depositários e investidores ante as práticas abusivas e promover padrões de qualidade. Segundo manifestou Justin Macmullan, chefe de Campanhas da CI, “agora é o momento para que materializem suas palavras”.

Mais informações sobre a campanha no site: http://es.consumersinternational.org

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