Encontro nacional define pauta de reivindicações dos financiários

Nesta sexta-feira, dia 30, será dado o pontapé inicial na Campanha Salarial 2008 dos financiários. Dirigentes sindicais de todo o país ligados aos financiários se reunirão às 9h, na sede Contraf-CUT para discutir as mobilizações e a minuta de reivindicações a ser entregue à Fenacrefi, entidade patronal das financeiras e as estratégias da campanha.

A database dos financiários é no dia 1º de junho. A reivindicação salarial da categoria deverá ser de 10,11%, representando a reposição da inflação mais um aumento real. A definição se dará no encontro dessa sexta.

O encontro também vai marcar a data da 1ª Conferência Nacional dos Financiários, a ser realizada no mês de junho. Para reunir o maior número possível de trabalhadores financiários, o encontro deverá ser realizado num domingo.

As empresas financeiras sofreram fortes modificações com a entrada dos grandes bancos no setor. Bradesco (Finasa), Real-ABN (Aymoré Financiamentos), Itaú (Taií), HSBC (Losango), Unibanco (Fininvest) e Santander possuem financeiras. Junto com a BV Financeira, do banco Votorantim, essas empresas detém cerca ed 85% do mercado.

“A estratégia de organização das holdings financeiras, cujo resultado é cada vez mais influenciado pelas financeiras, exige que se faça uma campanha salarial com uma nova dinâmica”, sustenta Miguel Pereira, diretor-executivo da Contraf-CUT. “A campanha dos financiários precisa assumir um caráter verdadeiramente nacional para se contrapor a grupos desse porte, e garantir a extensão da CCT a todos esses trabalhadores, porque apesar de fazerem o mesmo que os financiários, são enquadrados como comerciários” explica Miguel.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram