Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais deverá ocorrer de 9 a 11 de fevereiro

A Contraf-CUT realizou nesta quarta-feira, 17, reunião com os coordenadores das Comissões de Organização dos Empregados (COE) de bancos privados. Os participantes discutiram a realização do Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais e decidiram alterar a data indicativa para o evento. Antes previsto para os dias 2 e 3 de dezembro, o encontro agora acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro. A mudança ocorreu a pedido de várias federações, que já contam com um excesso de atividades em dezembro e janeiro.

O encontro pretende reunir dirigentes sindicais de todos os bancos, públicos e privados, inclusive os estaduais. O critério de participação será o da proporcionalidade ao número de trabalhadores em cada estado, que será informado oportunamente a todas as federações. A indicação é que o evento seja realizado em São Paulo. É importante que as federações obedeçam à cota mínima de gênero de 30% para definição das delegações.

Os trabalhadores reunidos definirão as prioridades das pautas especificas de reivindicações para as negociações permanentes com cada banco no próximo período. Além disso, será debatida a implementação de avanços conquistados na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários 2010/2011, como os programas de combate ao assédio moral, reabilitação profissional e segurança bancária.

Ficou definido que o encontro começará às 14h do dia 9, quando os bancários de todos as empresas participarão conjuntamente de painéis de discussão sobre conjuntura política e econômica nacional a partir da posse do novo governo. Também serão realizados painéis sobre temas como sobre assédio moral, reabilitação profissional e segurança bancária.

No dia 10, ainda juntos, acontece apresentação e debates a respeito do papel das COEs, da estrutura organizativa do movimento sindical e a estratégia nacional de negociação dos bancários. Na parte da tarde, começam os debates específicos de cada banco para definição das prioridades das mesas permanentes de negociação, que serão concluídos até o fim da tarde do dia 11.

Um ponto positivo para o adiamento do encontro é a possibilidade das federações organizarem fóruns regionais /estaduais preparatórios para a construção de propostas. “Esperamos organizar as lutas específicas em cada banco, buscando avançar nas conquistas e garantir qualidade de vida para todos os bancários”, afirma Miguel Pereira, secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram