Encontro Estadual sobre isonomia ocorre neste sábado em Porto Alegre

A Fetrafi-RS e o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região promovem neste sábado, dia 17 de julho, o Encontro Estadual pela Isonomia. A atividade ocorre na Casa dos Bancários e é aberta à participação de trabalhadores e trabalhadoras de bancos públicos federais.

O objetivo do Encontro é discutir as estratégias para a luta pela isonomia e definir propostas para o Encontro Nacional, que será promovido pela Contraf-CUT. O evento contará com a presença de parlamentares, dirigentes sindicais e empregados da Caixa de todo o Rio Grande o Sul.

A luta pela isonomia está mais intensa do que nunca. Várias ações sindicais estão sendo tomadas para que o direito dos trabalhadores à igualdade de tratamento seja garantido. O Departamento de Comunicação da Fetrafi-RS, em parceria com o SindBancários e a APCEF/RS, publicou um jornal informativo sobre o tema. O informativo foi encaminhado aos sindicatos filiados à entidade para distribuição aos empregados de bancos federais.

A luta pela isonomia de direitos entre trabalhadores novos e antigos dos bancos públicos federais é um dos grandes desafios pautados pelo movimento sindical para 2010. O tema já foi alvo de diversas campanhas, em que os bancários gaúchos tiveram papel fundamental. Graças a estas iniciativas está sendo possível obter alguns avanços rumo à igualdade de direitos. Na avaliação do movimento sindical bancário, as empresas estatais não podem manter políticas ou práticas que promovam a discriminação entre os trabalhadores.

Com a apresentação do projeto de Lei nº 6259, de autoria dos deputados federais (na época), Inácio Arruda e Daniel Almeida, ambos do PC do B, a luta pela isonomia nos bancos públicos ganhou mais força. Em 2007 a Fetrafi-RS promoveu a primeira edição do Encontro Estadual, que reuniu trabalhadores da Caixa, BB e Basa, dirigentes sindicais de todo o estado e o então deputado federal Tarcísio Zimmermann, que em seguida assumiu a relatoria do projeto na Comissão de Trabalho Administração e Serviço Público da Câmara.

A intensificação da luta pela isonomia foi proposta pelos bancários gaúchos em dezembro de 2009, no Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais da Caixa e referendada pelo 26º Conecef, realizado de 28 à 30 de maio deste ano, em São Paulo. A isonomia de direitos também é prioridade para os funcionários do BB, que incluíram o tema nas resoluções do 20º Congresso Nacional do segmento, realizado no mesmo período.

A distinção entre os funcionários contratados nos períodos pré e pós-98 nos bancos públicos iniciou durante o governo Fernando Henrique Cardoso e foi consolidada com a publicação da resolução nº 9 do DEST – Departamento de Coordenação das Empresas estatais Federais, em maio de 1995.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram