Encontro do BB aprova campanha unificada e mesa espec¡fica

(São Paulo) O Encontro Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil aprovou a Campanha Nacional dos Bancários unificada na mesa da Fenaban, com negociações simultâneas das questões específicas, cujas principais prioridades são: reconquista de direitos com aumento real de salário, implantação do PCC/PCS, isonomia, jornada de 6 horas para os comissionados, melhorias de benefícios da Previ e solução dos problemas da Cassi.

 

Os 180 delegados presentes reafirmaram a posição da Comissão de Empresa de rejeitar a proposta de custeio da Cassi apresentada pelo banco, porque ela não quita totalmente o passivo do BB para com a Caixa de Assistência.

 

O Encontro também decidiu incluir na pauta de negociações permanentes com a direção do BB várias questões relativas a condições de trabalho, como por exemplo o fim do projeto de eficiência operacional, das terceirizações, do Sinergia e das metas abusivas; abono dos dias das greves anteriores; incorporação das comissões após dez anos; isonomia de benefícios para afastados por licença-saúde; reimplantação da representação dos funcionários no Conselho Diretor (Garef), entre outras. O fim do assédio moral constará da pauta de reivindicações unificada da categoria.

 

BB precisa quitar todo o passivo com a Cassi

Na parte da manhã, o Encontro Nacional reafirmou a rejeição da proposta de custeio da Cassi apresentada pela direção do BB e autorizar a Comissão de Empresa a negociar uma contraproposta que tenha como premissa a quitação do passivo do banco com a Caixa de Assistência, incluindo o pagamento dos 4,5% referentes à contribuição dos funcionários pós-98 e dos dependentes indiretos. 

Os delegados aprovaram ainda a implantação do Plano Odontológico, a criação de uma Ouvidoria na sede e outras ouvidorias nas Unidades Regionais e a implementação das propostas aprovadas no Congresso dos Funcionários do ano passado que ainda não foram encaminhadas, como por exemplo a realização de um Encontro Nacional de Saúde e outro dos Conselhos de Usuários.

 

Melhorar os benefícios da Previ

Na seqüência, o Encontro Nacional do BB discutiu a Previ. Decidiu incluir entre as reivindicações específicas da campanha salarial deste ano melhorias nos planos de benefícios e a alteração do estatuto da Caixa de Previdência, para acabar com o voto de Minerva no Conselho Deliberativo e restituir ao Corpo Social a decisão final sobre mudanças estatutárias e nos regulamentos dos planos, assim como sobre os relatórios anuais.

 

A discussão sobre a Previ, realizada na parte da tarde, foi aberta com uma exposição dos diretores eleitos José Ricardo Sasseron (Seguridade) e Francisco Alexandre (Administração), seguida de debate com os 180 delegados presentes.

 

Sobre os dois planos de benefícios da Previ, o Encontro aprovou as seguintes melhorias:

 

Plano de Benefícios 1

 

  • Aumento do teto de benefícios de 75% para 90% da renda do participante.
  • Aumento do benefício mínimo, estabelecendo como parâmetro para o cálculo não apenas as contribuições pessoais, mas também um adicional de 80% sobre esse valor, correspondente à parte das contribuições do banco.
  • Alteração do critério de cálculo do benefício para melhorar o valor do benefício dos que se aposentam com menos de 30 anos de contribuição à Previ.
  • Melhoria no patamar mínimo das pensões, atualmente em 60%.
  • Melhoria dos benefícios dos associados que contribuem à Previ por mais de 30 anos, enquanto aguardam completar o tempo de aposentadoria pelo INSS.
  • Aposentadoria antecipada para as mulheres aos 45 anos.

 

Previ Futuro

 

  • Permitir que o participante possa resgatar também a parte da contribuição do banco quando abandonar o plano.
  • Mudar critérios de aplicação de parte do patrimônio do plano em renda variável, para aumentar a rentabilidade dos investimentos e, conseqüentemente, as reservas de cada participante.
  • Buscar alternativas de mercado para abertura de financiamentos imobiliários.
  • Transferir ao banco a contribuição total do benefício de risco.

Moção de repúdio

O Encontro do BB aprovou ainda moção de repúdio à direção do banco, por terceirizar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).

Fonte: Seeb Brasília

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram