Encontro de mulheres também contou com participação de homens no debate

A realização da 5ª. Oficina de Gênero Igualdades e Oportunidades, organizado pela Rede de Mulheres Uni Brasil, na colônia de férias dos Comerciários, na Praia Grande (SP), entre os dias 22 e 23 (segunda e terça), contou com a participação dos homens nos debates sobre questões como oportunidades de emprego, salário, qualificação, família e temas gerais de gênero, entre outros assuntos.
Trinta por cento dos presentes eram do sexo masculino. Entre bancárias e bancários, foram 31 participantes.

A Rede de Mulheres Uni Brasil é um espaço de organização, formado por diversas entidades sindicais do setor de serviços filiadas à UNI Américas, central sindical internacional, da qual a Contraf-CUT faz parte. “Um dos grandes desafios da oficina foi envolver os homens no debate para aprofundar estes temas importantes para as mulheres”, disse Elaine Cutis, secretária da Mulher da Contraf-CUT.

A Oficina debateu questões como saúde, a exploração da imagem da mulher como produto na mídia, ausência de creches, os avanços já obtidos com a obtenção de cláusulas em convenções Coletivas de Trabalho, além das responsabilidades compartilhadas. Neste item, estão a divisão das tarefas do lar e os cuidados dos filhos entre homens e mulheres. “Inclusive ensinando aos filhos um novo olhar sobre essas questões”, acrescentou Elaine.

“Observa-se, olhando os dados estatísticos do Dieese, que, apesar de já estarmos em um processo de avanço e haver de certa forma um olhar diferenciado para essas questões, existe uma resistência cultural na sociedade. Ainda se divide o que é de homem e o que é de mulher. Temos uma sociedade ainda muito machista”, afirmou Elaine.
Para a secretária da Contraf-CUT, a participação dos presentes foi bastante positiva. “Todos saíram de lá já com a expectativa da realização da próximo evento de formação”.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram